31 de agosto de 2011
Uma questão de desvios
O défice público nacional vai sofrer um desvio por causa da Madeira, não de 277 milhões de euros, mas sim de 500 milhões.
in: Dinheiro Vivo
30 de agosto de 2011
O prometido corte da despesa
O mundo anda mesmo ao contrário...
Avenças para amigalhaços
29 de agosto de 2011
"Merecemos mais do que este homem que é Presidente da República"
Carlos do Carmo - in: DN
28 de agosto de 2011
27 de agosto de 2011
Humor
26 de agosto de 2011
Carta às Esquerdas.
Propaganda para Tótós!
"A JSD é uma organização política que promove assassinatos de carácter.
Essa prática não é uma aberração de que se arrependam, nem um momentâneo desvario, antes o corolário da cultura em que se formam os seus dirigentes. Passos Coelho foi aqui talhado, uma escola onde se ensina a fazer política de acordo com os bolorentos princípios de máxima hipocrisia: tudo é fingimento no espaço público; o poder ganha-se pelo engano; a ética não passa de um calhau para mandar às fuças dos adversários.
Como é lógico, e já tem milhares de anos de reconhecimento, os mentirosos mais perversos são quem mais se agarra à bandeira da verdade para a utilizar em seu proveito. A verdade embriaga os seus acólitos, levando-os para um frenesim erótico, por isso atrai tanto e tantos. O sentimento de superioridade absoluta desperta neles alucinados instintos de sobrevivência, gerando violência sem limites. Quem tem a verdade numa mão, como disse um velho-jovem de barbas brancas, tem sempre a inquisição na outra. Esta forma de fazer política acaba de obter um grande triunfo, estando agora a exercer o poder no Parlamento, no Governo e na Presidência da República, para além de também dominar a comunicação social. Qual o reverso da medalha, que fazem quando não estão a caluniar e a conspirar?
O mais recente cartaz da JSD oferece uma luminosa resposta, entre tantas possíveis. Mas esta tem a beleza de ser uma síntese feliz da basicidade que rege a comunicação partidária quando a única ideologia seguida é a da sonsice debochada. Cá temos agora os laranjinhas com uma mensagem que se pretende supra-partidária e no respeito pelo estrito interesse nacional, mas a qual jamais aceitariam subscrever caso estivessem na oposição. Para além disso, o subtexto do apelo à união convoca o cenário de crise extrema – a tal que o PSD provocou precisamente por ter recusado fazer o seu dever patriótico em defesa do País quando tal lhe foi pedido – em ordem a exigir um compromisso moral por parte do leitor deste repto senhorial. Quem se recusar a ser uma peça do actual puzzle de interesses, avisa a JSD, boicota a salvação de Portugal.
Estamos perante propaganda para totós. Contudo, e embora os totós correspondam a uma larga fatia do eleitorado, não estamos é dispostos a aturar totós."
in: Aspirina B
25 de agosto de 2011
Utoya recordada em acampamento da JS
A abertura, marcada para as 19h00, contará com uma intervenção do líder da Juventude Socialista, Pedro Alves, seguindo-se uma cerimónia de homenagem às vítimas de Utoya.
Será, de acordo com o líder da JS, Pedro Alves, «um momento simbólico», onde será feita a evocação dos jovens noruegueses que foram assassinados quando participavam numa iniciativa da juventude trabalhista.
«Vamos ler uma mensagem que foi lida também no acampamento internacional e iniciar a concepção de um mural onde todos os participantes poderão escrever uma mensagem», explicou Pedro Alves.
Durante o acampamento da JS, irão decorrer «pequenas sessões de formação» sobre relações e a discriminação em função do género, direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero), discriminação racial e as formas de combatê-la.
O líder da JS destacou no programa a conferência principal que irá realizar-se na sexta-feira e será dedicada à temática da igualdade «como elemento estruturante de políticas públicas, na área do combate às discriminações e nas políticas sociais».
No acampamento estarão também presentes formadores dos jovens socialistas europeus, que vão organizar duas sessões de debate, uma sobre organização de campanhas no âmbito dos direitos LGBT e outra relativa ao combate à extrema-direita e à chamada xenofobia.
Além disso, serão igualmente organizadas «tertúlias informais» para «complementar a formação» sobre temas como a Guerra Colonial, que terá como orador o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, e o centenário da República.
No sábado irá realizar-se uma sessão de encerramento com a presença do secretário-geral do PS, António José Seguro."
24 de agosto de 2011
Algo de muito grave
Miguel Relvas denunciou o caso. Segundo o ministro, encontraram no IDP facturas não contabilizadas no valor de 6,7 Milhões de Euros.
O ex-presidente veio a terreno dizer que é totalmente mentira e que ficou surpreso com tal noticia.
Assim sendo, algo não está bem e alguém está a mentir. É necessário verificar e punir quem neste caso poderá estar a não dizer a verdade.
23 de agosto de 2011
Laivos de honestidade
Política LOL
Ricardo Araújo Pereira
22 de agosto de 2011
Que é feito do colosso?
Será que terá a ver com as palavras do Min. das Finanças que deu com a boca no trombone, dizendo que isso se deve ao buraco do BPN e do Governo Regional da Madeira?
Já agora, o que tem em comum estas duas entidades?
21 de agosto de 2011
Está tudo ao contrário
O ataque deliberado às políticas do Governo PSD/CDS (ver exemplos aqui, aqui, aqui e aqui).
Será que isto se deve ao facto da maioria dos antigos bloggers estar actualmente a trabalhar num qualquer Ministério, tal como confirma o site das Nomeações, e os que ficaram encetaram uma revolução?
20 de agosto de 2011
Uns falam, outros fazem!
O programa corresponde à segunda geração de planos de promoção de acessibilidades apoiados pelo Programa Operacional Potencial Humano e está inserido na tipologia de intervenção que tem como objectivo promover acções de investigação, sensibilização e promoção de boas práticas. Deste modo as intervenções, que se inserem no Plano Local de Promoção da Acessibilidade, têm como base a área da mobilidade urbana de forma a proporcionar às pessoas que possuam algum tipo de deficiência ou incapacidade uma maior integração.
A candidatura foi aprovada em Dezembro de 2010 e tem a duração prevista de 24 meses.
Este projecto tem como destinatários a sociedade civil, organismos de administração pública central e local, professores e outros agentes do sistema educativo, alunos, pessoas ligadas ao comércio, turismo e transportes e ainda empresas, associações empresariais e outras entidades empregadoras.
São cinco as áreas de acção estratégicas do Rampa, que passam por aspectos importantes como a via pública, os edifícios, os transportes, a informação e comunicação e também a infoacessibilidade.
A vereadora da Acção Social, Cristina Moreira, ressalva que a candidatura a este programa assume-se como fundamental, pois somente uma sociedade que trate as pessoas de acordo com as suas desigualdades físicas e motoras poderá ter um mundo mais justo. "Muitas vezes são condições passageiras, fruto de acidentes, mas também de limitações impostas pela idade. Por isso, o objectivo é a inclusão e justiça social para que cada vez mais as pessoas se sintam bem acolhidas e as ruas por onde andam sejam, de facto, seguras e acessíveis", referiu.
Autarquia aderiu à rede de cIdades para os idosos
A pensar também nas pessoas com limitações físicas, muitas vezes causadas pela idade, a autarquia associou-se ao projecto "Cidades Amigas das pessoas Idosas". O projecto visa identificar os aspectos positivos e obstáculos referentes a oito áreas estratégicas para que cada município identifique as áreas que estão adaptadas ou precisam de ser melhoradas, de modo a facilitar o dia-a-dia dos idosos e de toda a população.
Em Portugal, a Associação VIDA – Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo deu início ao Projecto denominado cIDADES. O Projecto é co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Neste sentido, num contexto de envelhecimento demográfico, a participação no projecto configura-se de bastante interesse pois o diagnóstico das condições que o município de Lousada oferece à população idosa é particularmente útil para o desenvolvimento de um Plano Gerontológico Municipal, para além, de aferir o nível de satisfação da população sénior relativamente às áreas estratégicas.
in: Verdadeiro Olhar
Não há boys, há mérito
Uma impreparação tremenda e nem com sugestões de um amigo acerca do que devia falar ele conseguiu verbalizar o que quer que seja.
(Para os mais distraídos, este adjunto do Sec Estado é André Pardal (Vice Presidente da JSD)
19 de agosto de 2011
Uma boa medida
Governo quer hospitais públicos a fazerem mais exames e análises
18 de agosto de 2011
Algo imprevisível
Haveria tanto para dizer...
Mais um prémio pelos bons serviços prestados
Mário Crespo convidado pelo Governo para correspondente da RTP em Washington
17 de agosto de 2011
Pergunta
Só temos visto aumento de impostos, contrariamente aquilo que era defendido!
Mais uma indecisão...
16 de agosto de 2011
Manta Rota
«Parem de mimar os super ricos!», diz Warren Buffett
Seja porque os detentores do grande mercado de capital podem "fugir", deixar de investir no país, ou até porque os sucessivos Governos tem interesses e amigos nessas empresas que não convém chatear.
15 de agosto de 2011
14 de agosto de 2011
É favor de avisar o Sr. Ministro das Finanças
2. Enviar com urgência para o Funchal e para Ponta Delgada (mas neste caso - menos grave - apenas por correio normal, mais barato) os contactos dos senhores Poul Thomsen, representante do FMI, e dos outros dois senhores que o acompanham sempre, para que os Governo Regionais, se "considerarem útil", e "à semelhança do que aconteceu com a República Portuguesa, possam, por sua própria iniciativa, pedir para que se constitua um programa que permita resolver e fasear o ajustamento nestas regiões." (como disse Vítor Gaspar na sua entrevista a Judite de Sousa).
Se esta estratégia resultar, deve ser endereçada a mesma sugestão ao Primeiro-Ministro grego, George Papandreou, porque eles têm lá uma quantidade inacreditável de ilhas, e pode ser que ele consiga convencer a Troika que não tem responsabilidades sobre os gastos nelas efectuados.
3. Avisar o Ministro das Finanças - da próxima vez que tiver que falar em público - que, antes de ele chegar ao Terreiro do Paço, houve uma longa campanha eleitoral e que um dos grandes slogans da mensagem do PSD era cortar nas "gorduras do Estado" [a tal expressão que ele diz que não se encontra em nenhum "documento do Governo" (e di-lo sem se rir)].
4. Avisar o Ministro das Finanças para o facto de que o recurso a receitas extraordinárias - como fundos de pensões de entidades privadas - foi usado há poucos meses pelo PSD como um forte argumento para atacar o Governo socialista, afirmando-se que esta era a prova inequívoca de que o Governo não fora capaz de cumprir as metas do défice.
in: Jugular
Concurso nacional "Monumento ao Associativismo jovem"
- 1º prémio - 1.500,00€,
- 2º prémio - 500,00€,
- 3º prémio - 250,00€.
- um momento particular de homenagem ao movimento associativo jovem e
- pressupõe a apresentação de um projecto de monumento (escultura), que poderá vir a ser, posteriormente, alvo de colocação em espaço público exterior.
As Gorduras Boas
12 de agosto de 2011
Os Jovens e o Associativismo
Se queremos um exemplo de expressão e exercício de liberdade, e até mesmo de vida democrática, o associativismo, à semelhança do acto de sufrágio, ilustra na perfeição os exemplos referidos.
Quanto mais cedo se iniciar a vida associativa, mais rapidamente e mais efectivamente nos tornaremos cidadãos íntegros e activos. A difusão de ideias sempre foi e será o combustível do mundo, ainda mais vivendo numa sociedade da informação, dado adquirido, em que a comunicação é tão rápida como um simples clique de rato.
O associativismo é, assim, uma escola de vida colectiva que devia ser abraçada pela juventude, cada vez mais precocemente. Valores como a cooperação, independência e solidariedade são incutidos e estimulados, originando uma maior abertura de mentalidade, e, consequentemente a uma maior tolerância social.
Além disto uma maior difusão de opiniões é algo sempre bem-vindo a mentes e personalidades em formação, uma vez que o acto associativo envolve interacção social e consequentemente partilha de experiencias, conceitos, valores, conhecimentos, entre outros. Ao nível das grandes cidades a juventude já está amplamente dinamizada, no entanto ao nível dos meios mais pequenos, as associações juvenis ainda são escassas.
É fundamental incentivar os jovens destes meios a trabalharem activamente tendo em vista a sua autopromoção, não descorando, obviamente, a limitação dessas áreas.
Contudo não se deve confundir falta de meios com falta de vontade ou comodismo, há que batalhar no cultivo próprio e social, só assim seremos cidadãos.
Parafraseando Pessoa: “Valete, frates!”
Marcos Gomes (JS Lousada)
in: TVS
A SLN/BPN está de volta.
Números
11 de agosto de 2011
Adivinha
É lógico que é mais uma pessoa ligada à fantástica gestão do BPN/SLN.
Prof. Carvalho das Neves (ex-presidente executivo da Sociedade Lusa de Negócios).
Assim vale a pena...
Frases
Há uns anos, fiz uma provocação: se o PS em 80 fosse o que é hoje, muito provavelmente Sá Carneiro era PS e não haveria PSD".