26 de agosto de 2011

Propaganda para Tótós!


"A JSD é uma organização política que promove assassinatos de carácter.

Essa prática não é uma aberração de que se arrependam, nem um momentâneo desvario, antes o corolário da cultura em que se formam os seus dirigentes. Passos Coelho foi aqui talhado, uma escola onde se ensina a fazer política de acordo com os bolorentos princípios de máxima hipocrisia: tudo é fingimento no espaço público; o poder ganha-se pelo engano; a ética não passa de um calhau para mandar às fuças dos adversários.

Como é lógico, e já tem milhares de anos de reconhecimento, os mentirosos mais perversos são quem mais se agarra à bandeira da verdade para a utilizar em seu proveito. A verdade embriaga os seus acólitos, levando-os para um frenesim erótico, por isso atrai tanto e tantos. O sentimento de superioridade absoluta desperta neles alucinados instintos de sobrevivência, gerando violência sem limites. Quem tem a verdade numa mão, como disse um velho-jovem de barbas brancas, tem sempre a inquisição na outra. Esta forma de fazer política acaba de obter um grande triunfo, estando agora a exercer o poder no Parlamento, no Governo e na Presidência da República, para além de também dominar a comunicação social. Qual o reverso da medalha, que fazem quando não estão a caluniar e a conspirar?

O mais recente cartaz da JSD oferece uma luminosa resposta, entre tantas possíveis. Mas esta tem a beleza de ser uma síntese feliz da basicidade que rege a comunicação partidária quando a única ideologia seguida é a da sonsice debochada. Cá temos agora os laranjinhas com uma mensagem que se pretende supra-partidária e no respeito pelo estrito interesse nacional, mas a qual jamais aceitariam subscrever caso estivessem na oposição. Para além disso, o subtexto do apelo à união convoca o cenário de crise extrema – a tal que o PSD provocou precisamente por ter recusado fazer o seu dever patriótico em defesa do País quando tal lhe foi pedido – em ordem a exigir um compromisso moral por parte do leitor deste repto senhorial. Quem se recusar a ser uma peça do actual puzzle de interesses, avisa a JSD, boicota a salvação de Portugal.

Estamos perante propaganda para totós. Contudo, e embora os totós correspondam a uma larga fatia do eleitorado, não estamos é dispostos a aturar totós."

in: Aspirina B

Sem comentários: