26 de outubro de 2007

Sócrates elogia resultados concretos sobre Direitos Humanos

"O primeiro-ministro, José Sócrates, negou hoje que a presidência portuguesa da UE tenha minimizado as questões dos direitos humanos, afirmando que a cimeira de Mafra foi até a primeira que registou resultados concretos a este nível
José Sócrates referiu-se às decisões das autoridades de Moscovo no sentido de proporem a criação de um instituto euro-russo dedicado à promoção dos direitos humanos e de convidarem observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para fiscalizarem os próximos actos eleitorais na Rússia.
«A presidência portuguesa da UE nunca teve qualquer estratégia no sentido de minimizar a questão dos direitos humanos - e nem foi isso que aconteceu nesta cimeira», declarou Sócrates na conferência de imprensa sobre os resultados da cimeira entre União Europeia e Rússia, que se realizou em Mafra.
Pelo contrário, segundo Sócrates, as questões relativas aos direitos humanos e às eleições na Rússia foram debatidas na cimeira de Mafra, quer pela parte das autoridades de Moscovo, quer pela parte de Portugal.
«Espero que ninguém minimize o facto de esta ter sido a primeira cimeira onde se obtiveram resultados» nos domínios dos direitos humanos e em relação às eleições russas, vincou o primeiro-ministro.
Neste contexto, o chefe do Governo português referiu que a UE "acolheu com satisfação" a proposta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, no sentido de ser criado um instituto euro-russo dedicado à promoção e à defesa dos direitos humanos nos dois blocos políticos.
«Isso é um passo na direcção certa», acrescentou o primeiro-ministro. Por outro lado, de acordo com Sócrates, a UE registou também a 'importância'» do anúncio do chefe de Estado russo de que iriam ser convidados observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para os próximos actos eleitorais na Rússia.
«São resultados muito positivos. Naturalmente, há divergências entre UE e a Rússia, mas os dois blocos estão a procurar resolver as diferenças com base no diálogo político - e a cimeira de Mafra fez honra a essa boa tradição europeia», sublinhou."
Fonte:
Lusa/SOL

24 de outubro de 2007

JS reúne com Ministra da Educação

Maria de Lurdes Rodrigues participa no próximo dia 28 de Outubro na Comissão Nacional da JS que se realiza em São João da Madeira.
A Comissão Nacional da Juventude Socialista estará reunida nos próximos dias 27 e 28 de Outubro em São João da Madeira.
No dia 28 a partir das 15h30 a reunião terá a presença de Maria de Lurdes Rodrigues - Ministra da Educação - que irá discutir, com o órgão máximo entre Congressos da JS, a política educativa levada a cabo pelo Governo Socialista.
O encontro realiza-se no Santa Maria Park Hotel em São João da Madeira.

23 de outubro de 2007

Eleições

O Partido União Democrática do Centro (UDS) venceu as eleições federais na Suíça. Dito desta forma não existe nenhum problema, mas devemos acrescentar que este é um partido nacionalista e xenófobo.
Pode ler-se no sítio do jornal Correio do Brasil o seguinte apontamento: "No que se refere a direitos humanos, o vitorioso Partido do Povo suíço não esconde sua alergia aos estrangeiros, já tendo derrubado um projecto em favor de naturalizações facilitadas, pois seu objectivo é o de dificultá-las" acrescentando "A vitória do Partido do Povo foi obtida, explorando-se o medo dos estrangeiros, investindo-se contra os minaretes pedidos por muçulmanos. Simplificando-se, pode-se dizer que para o Partido do Povo os muçulmanos são terroristas e os negros, traficantes, motivo pelo qual devem sair do país".
Aguardamos a aplicação das novas políticas de imigração no território Suíço, esperando que a grande massa de emigrantes Portugueses não venha a sofrer consequências de toda esta retórica racista.

22 de outubro de 2007

Política marítima comum

"A Conferência Ministerial sobre Política Marítima para a União Europeia contará com a presença do primeiro-ministro português, José Sócrates, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, assim como do comissário europeu para os Assuntos do Mar, Joe Borg.
A proposta de política marítima comum foi apresentada a 10 de Outubro pela Comissão Europeia, em Bruxelas, e prevê medidas concretas, como o lançamento de uma rede integrada de vigilância marítima e a eliminação das práticas destrutivas de pesca de arrasto pelo fundo no mar alto.
Apresentada com o objectivo de permitir uma abordagem global de todas as temáticas que se prendem com os oceanos e mares da Europa, a política marítima será hoje debatida pelos ministros da tutela dos 27, que se reúnem em Lisboa.
«Estou convencido de que o nosso futuro reside, em grande medida, no potencial ainda não utilizado dos oceanos», justificou, na altura, o presidente da Comissão Europeia.
A gestão dos 1200 portos da UE e demais actividades ligadas ao mar - que representam cinco milhões de postos de trabalho na UE - a par do controlo da pesca ilegal e da preservação ambiental, são questões que Bruxelas quer ver abordadas de modo integrado.
Estas medidas seguem-se à consulta pública, lançada por Bruxelas, sobre o Livro Verde para uma política marítima da União Europeia (UE), adoptado em Junho, que define uma visão europeia dos oceanos e dos mares.
Em declarações à agência Lusa, o comissário europeu para os Assuntos do Mar, Joe Borg, afirmou que a «dimensão marítima» das grandes questões que a Europa enfrenta, da energia à criação de emprego, tornam urgente a adopção de uma política integrada para o sector.
Borg, que também estará em Lisboa, destacou que, «seja qual for o sector para que se olhe, encontramos ligações com o domínio marítimo», acrescentando «uma nova política integrada é crucial para o uso sustentável dos nossos oceanos e mares e é o caminho correcto para avançarmos na sua gestão»."
fonte: Sol

21 de outubro de 2007

5 razões para "não" usar preservativo

Porque há anúncios que fazem todo o sentido, mesmo retratando uma realidade nua e crua, que magoa.

Lembrar e relembrar nunca é de mais: Usem Preservativo!

20 de outubro de 2007

Index de Políticas de Integração de Migrantes 2006

Durante a presente semana foram apresentadas as conclusões do estudo “Index de Políticas de Integração de Migrantes 2006”, (MIPEX) onde Portugal aparece num honroso segundo lugar.
O relatório, levado a cabo por instituições independentes, entre as quais British Council e o Migration Policy Group, avaliou as políticas de imigração de 28 países (os 25 Estados-membros da UE mais a Suíça, Canadá e Noruega), tendo em linha de conta mais de 140 indicadores, o estudo analisou a fundo diversas áreas da política de integração de imigrantes.
“Como porventura seria de esperar no país do fado, assim que foi conhecida esta boa posição de Portugal multiplicaram-se as advertências destinadas a relativizar o resultado obtido: ou porque o estudo considera mais a lei que a prática; ou porque deixa de fora a situação dos imigrantes ilegais; ou porque não é grande coisa ser 2º num quadro geral “medíocre”; ou ainda porque, tudo visto e ponderado, só a primeira classificação é que se aproveita” afirma Pedro Silva Pereira, Num artigo publicado no Expresso, acrescentando “Sei bem que temos ainda muitos problemas e que há muito a fazer. Mas também sei que se em vez de estarmos em 2º lugar estivéssemos em 22º lugar deste “ranking” isso seria sinal de que, então sim, teríamos muito mais trabalho pela frente!”.
O conjunto de iniciativas levadas a cabo nos últimos anos, e que sobressaem nesta comparação, vêm mostrar o bom trabalho desenvolvido no campo das políticas de integração de imigrantes, sendo algumas de realçar: “ uma nova e mais justa lei da nacionalidade; uma nova e mais equilibrada lei de imigração; um enérgico e criativo combate à burocracia; à promoção efectiva do reagrupamento familiar (…)” são apenas alguns dos exemplos extraídos do artigo assinado pelo Ministro da Presidência, que a par destas incitativas já realizadas refere a que o governo programou “mais 122 medidas adicionais, concretas e calendarizadas”.
O trabalho feito é apenas parte do caminho a percorrer para uma boa recepção e integração dos imigrantes que todos os anos entram em Portugal, desta forma todos nós, cidadãos Portugueses e Europeus temos de perpetuar uma boa conduta, para que os que agora chegam não sofram os mesmos desgostos e dissabores que outrora os nossos antecessores sofreram na hora de partir para um país desconhecido.

Fonte: Expresso

19 de outubro de 2007

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

No Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, afinal o Nico e a Margarida também estiveram nas actividades em Braga. Ficam as fotos tiradas em Lisboa:D

17 de outubro de 2007

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em Lisboa está a ser organizada uma manifestação simbólica na Alameda da Universidade de Lisboa. A JS Lousada, pelo seu Vice-Coordenador, vai lá estar. Junta-te a esta causa!

No Mundo, em 2006, mais de 23 milhões de pessoas levantaram-se contra a pobreza. Um novo recorde do Guinness foi estabelecido então.
O Blog da JS/Lousada é um dos 20 mil blogs a nível mundial que aderiram ao Dia de Acção pelo Ambiente. Junta-te a esta causa!

Levanta-te

Realidade: no mundo 1 em cada 6 indivíduos vive em condições de extrema pobreza, em Portugal este número é de 1 em cada 5.
Realidade: todos os dias morrem 50 mil pessoas devido ao seu estado de pobreza.
No Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, vivido hoje, espera-se que 45 mil portugueses se aliem a campanha "Levanta-te", levada a cabo em Portugal pela "Campanha Pobreza Zero", erguendo umas das mais importantes bandeiras defendidas pela ONU para este novo milénio, o fim da pobreza.
Tem de ser um objectivo diário o combate a pobreza. Todos podemos ajudar.
Mais informação sobre a campanha:

16 de outubro de 2007

Dia Mundial da Alimentação

""O Direito à Alimentação" é o lema da ONU para este dia, quando se sabe que todas as noites 854 milhões de crianças, homens e mulheres se deitam com o estômago vazio.
Está muito longe de ser conseguido um dos Objectivos do Milénio, acordados a nível das Nações Unidas pelos países desenvolvidos, e que consistiria em reduzir para metade, face a 1992 e até 2015, o número de pessoas que, no mundo, são afectadas pela fome.
Segundo a mensagem do Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, a alimentação é “um direito humano fundamental".
O progresso neste campo tem sido "lento", admite o primeiro responsável da ONU e o elevado número de pessoas atingidas dá conta de que a realidade está muito longínqua das declarações feitas em 1996 por chefes de Estado de todo o Mundo na Cimeira Mundial da Alimentação, segundo as quais reconheciam como um "direito fundamental de todos ficarem livres da fome".
Actualmente, cerca de 14% da população mundial sofre de fome ou insegurança alimentar, o termo usado pela FAO (Agência para a Alimentação e Agricultura), para caracterizar a falta de acesso a alimentos suficientes para a vida, a subsistência e a saúde.
Em cada dia que passa, cerca de 16 mil crianças com menos de cinco anos morrem por fome ou problemas a esta associados. E, no entanto, a agricultura está a produzir 17% mais de calorias por pessoa, por comparação ao que produzia há três décadas e mesmo tendo em conta que a população mundial aumentou 70% nesse período.
A FAO reúne-se hoje em Roma em assembleia plenária, para discutir o problema da fome."
Fonte: www.rr.pt

15 de outubro de 2007

Parabéns Lista C

A JS/Lousada congratula a Lista C pela fantástica vitória alcançada nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Lousada. Conquistaram o voto dos estudantes e isso traz consigo responsabilidades. Há muito trabalho pela frente. É preciso acreditar sempre e nunca desistir. Força!

A toca do lobo

O novo líder do PSD sai ferido do seu primeiro congresso, desfalcado e sem saber onde fica o seu refúgio!
Como será daqui em diante? A luta vai ser dura, e com muita sinceridade, duvido que seja para chegar a Governo em 2009, mas sim para se manter nas presentes funções até então.

Lousada a crescer

"HÓQUEI EM CAMPO - Torneio dos CampeõesLousada conquista troféu.
O Lousada conquistou, ontem, o primeiro título da época ao vencer o Futebol Benfica, por 2-0, no Torneio dos Campeões, com golos de Armando Taipa e Bruno Santos. A equipa lousadense havia chegado à final ao vencer, por 4-0, o União de Lamas, enquanto o Futebol Benfica tinha ganho ao Viso, por 3-2, no jogo de regresso da equipa nortenha às grandes competições.
O torneio disputou-se no sintético de Lousada."
Fonte: O Jogo

Bibliotecas

O papel da Bibliotecas é cada vez mais importante neste concelho. Agora mais três bibliotecas (Centros Escolares de Figueiras, S. Miguel e Pias) vão integrar a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) com sede na E.B. 2/3 de Nevogilde. Esta aposta humanística é fundamental. . .

10 de outubro de 2007

9 de outubro de 2007

Pena de Morte

"O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, quer que todos os países da União Europeia subscrevam a abolição da pena capital, mesmo em tempo de guerra. Durão Barroso participou esta manhã em Lisboa, ao lado de José Sócrates, numa conferência sobre a pena de morte na Europa. Durão deixou o apelo aos quatro países que ainda não ratificaram o documento: Espanha, Itália, Letónia e Polónia.
Nesta conferencia, organizada pela Presidência Portuguesa e que decorre durante todo o dia em Lisboa, o Primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu que a União Europeia não pode ser apenas um espaço de prosperidade económica, mas também um bloco em defesa da vida.
Esta conferência acontece na véspera da comemoração do Dia Europeu Contra a Pena de Morte, instituído pelo Conselho da Europa.
Portugal foi o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte em 1867."

8 de outubro de 2007

Plano nacional de Barragens

José Sócrates apresentou a proposta de construção de 10 novas barragens, inseridas no Plano nacional de Barragens, tendo como principal objectivo aumentar a produção de energia em território nacional, para assim, em 2020 termos uma produção total de 7000 megawats, o que representa um aproveitamento total na ordem dos 70% do potencial hídrico Português.
Com este projecto, Portugal torna-se cada vez mais auto-suficiente, reduzindo assim a factura/dependência externa, como refere o Primeiro-ministro: “Precisamos de assegurar que, a médio e longo prazo, Portugal seja mais livre e uma nação menos dependente”.
Mais uma vez, e dentro do panorama Europeu, o estado caminha no cumprimento das metas europeias de redução de gases poluentes, assumindo mesmo uma posição de destaque no grupo da frente.
De referir que a concretização do Programa nacional de Barragens obrigará a um investimento de 1,1 Milhões de euros.

P.S- O actual executivo tem apostado de forma clara na utilização do potencial energético português, mais, tem aproveitado as fontes de energia limpa preferencialmente - é de louvar este projecto.

4 de outubro de 2007

Car@ Camarad@,
A Juventude Socialista de Lisboa organiza no próximo Domingo, dia 7 de Outubro, uma actividade de cariz histórico-político, inserida no campo da formação de militantes.
Iremos, pedonalmente, reproduzir os passos daqueles Heróis que na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910 derrubaram a Monarquia e instauraram a 1ª República Portuguesa, da qual nós militantes socialistas somos inegáveis herdeiros. Os nossos passos, bem mais singelos, serão acompanhados de uma humilde explicação do golpe revolucionário que culminou na manhã de 5 de Outubro.
Para o efeito concentramo-nos pelas 14h00 horas em frente à Sede Nacional do Partido Socialista, no Largo do Rato, sendo que às 14:30 daremos início ao percurso.
Convidamos-te a estar presente!

1 de outubro de 2007

Solidários com as populações de Torno e Vilar do Torno e Alentém

A JS Lousada fará todos os esforços no sentido de que o posto dos CTT que serve as freguesias de Torno e Vilar do Torno e Alentém não seja encerrado, conforme o referido na última assembleia pelo deputado eleito pela CDU. Nessa medida, a JS Lousada, primeiramente, enviará uma carta à Administração dos CTT expondo os motivos pelos quais o posto não deve ser encerrado, seguindo-se novas formas de actuação junto da administração da empresa, caso não sejam obtidas resposts favoráveis.
A JS Lousada entende que a existência deste tipo de serviços são uma mais-valia para as populações e, muito concretamente, para os jovens destas freguesias.

JS Lousada une-se ao luto

A JS Lousada une-se ao luto de Sua Exª, o Sr. Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pela morte do seu pai, vítima de uma pneumonia, aos 95 anos.