26 de outubro de 2007

Sócrates elogia resultados concretos sobre Direitos Humanos

"O primeiro-ministro, José Sócrates, negou hoje que a presidência portuguesa da UE tenha minimizado as questões dos direitos humanos, afirmando que a cimeira de Mafra foi até a primeira que registou resultados concretos a este nível
José Sócrates referiu-se às decisões das autoridades de Moscovo no sentido de proporem a criação de um instituto euro-russo dedicado à promoção dos direitos humanos e de convidarem observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para fiscalizarem os próximos actos eleitorais na Rússia.
«A presidência portuguesa da UE nunca teve qualquer estratégia no sentido de minimizar a questão dos direitos humanos - e nem foi isso que aconteceu nesta cimeira», declarou Sócrates na conferência de imprensa sobre os resultados da cimeira entre União Europeia e Rússia, que se realizou em Mafra.
Pelo contrário, segundo Sócrates, as questões relativas aos direitos humanos e às eleições na Rússia foram debatidas na cimeira de Mafra, quer pela parte das autoridades de Moscovo, quer pela parte de Portugal.
«Espero que ninguém minimize o facto de esta ter sido a primeira cimeira onde se obtiveram resultados» nos domínios dos direitos humanos e em relação às eleições russas, vincou o primeiro-ministro.
Neste contexto, o chefe do Governo português referiu que a UE "acolheu com satisfação" a proposta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, no sentido de ser criado um instituto euro-russo dedicado à promoção e à defesa dos direitos humanos nos dois blocos políticos.
«Isso é um passo na direcção certa», acrescentou o primeiro-ministro. Por outro lado, de acordo com Sócrates, a UE registou também a 'importância'» do anúncio do chefe de Estado russo de que iriam ser convidados observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para os próximos actos eleitorais na Rússia.
«São resultados muito positivos. Naturalmente, há divergências entre UE e a Rússia, mas os dois blocos estão a procurar resolver as diferenças com base no diálogo político - e a cimeira de Mafra fez honra a essa boa tradição europeia», sublinhou."
Fonte:
Lusa/SOL

Sem comentários: