25 de junho de 2007

"Ao encontro de Lousada"

Hoje, inicío uma nova rubrica no nosso blog, denominei-a de " Ao encontro de Lousada"... Esta ideia surgiu porque descobri que infelizmente desconheço coisas fantasticas que o nosso concelho tem e que nós simplesmente ignoramos existir. Vamos, assim, tentar mostrar a todos os visitantes do nosso blog aquilo que Lousada tem de melhor...

Vou começar por apresentar um pouco da história do nosso concelho...

Situada no Alto Sousa, que certamente foi razão fulcral para a fixação de populações, o povoamento destas terras não começou apenas pela convivência de populações cristãs, pois assim nos indicam as marcas do homem deixadas no tempo, os monumentos.
Podemos encontrar espalhadas um pouco por todo o concelho marcas da presença e fixação do homem, embora não seja possível datar com precisão alguns vestígios.
Dos primeiros tempos da pré-história, as primeiras marcas dizem respeito a comunidades agro-pastoris. Deste tempo foi possível identificar e localizar necrópoles de grandes dimensões como a da serra de Campelos.
Da idade do ferro podemos encontrar um pouco por todo o concelho de Lousada, castros, povoações fortificadas que tinham como objectivo tornar a vida da sua população mais fácil. As fortificações eram edificadas no alto das colinas numa localização claramente defensiva. O povoado era constituído por casas arredondadas, por pátios de utilização comum que funcionavam como armazéns, fornos, oficinas artesanais, locais de reunião e refeições colectivas.
Destas povoações fortificadas, encontram-se em Lustosa, o castro de Bufo e o castro de Santa Águeda. Podemos encontrar outras povoações fortificadas em Cristelos e Nespereira, sendo o de Cristelos conhecido como o castro de São Domingos, em Covas temos o castro de Mortórios.
Da ocupação romana podemos encontrar no concelho de Lousada alguns vestígios tais como: uma largareta na Quinta dos Ingleses na freguesia de Caíde Rei, o povoado romano de Meinedo e a necrópole da Senra na freguesia de Santa Eulália de Barrosas.


Da época Medieval são numerosas as marcas do homem deixadas no tempo. Na freguesia de Meinedo podemos encontrar o povoado do Alto Medieval, as pontes românicas de Espindo, a igreja medieval para além da necrópole de São Miguel e das pontes românicas de Veiga e Vilela. A torre de mouros localizada na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, é uma construção dos séculos XII ou XIII, e uma das mais características relíquias da arquitectura militar da região. Pode ter sido construída para refúgio das populações aquando das invasões dos Mouros, daí o seu nome.
É de referir também, a existência na freguesia de Nevogilde, para além de vestígios de uma ponte românica e de uma povoação castreja, um pequeno e singelo aqueduto de 100 metros de comprimento, único exemplar em todo o concelho.

É do conhecimento de todos que as condições naturais, clima ameno, solos férteis e abundância de água são as principais razões para a fixação de populações, sobretudo quando o homem aprende a agricultura. Desta forma podemos encontrar por todo o concelho de Lousada inúmeros sinais que nos indicam etapas sucessivas da presença e fixação humana nestas terras.

20 de junho de 2007

Drª Cândida ou a busca da ilegalidade

Provavelmente Voltaire mudaria o nome do seu famoso livro para o feminino. Também nós, tantas vezes apelidados de jovens idealistas, somos tentados a subscrever esta ideia: "que a Assembleia facilite o acesso e intervenção da sociedade civil lousadense, não tendo este que estar até ao fim das sessões sem poder falar. Assim, propomos que haja dois períodos destinados à intervenção do público. Um no inicio – antes do período da "Ordem do Dia" e outro no fim da Discussão da "Ordem do Dia" e antes do encerramento da Sessão da Assembleia Municipal." Em jornaldelousada.com
Como dizem na Rádio Comercial, "nós percebemos, a sério que percebemos"! Todavia, Ex.ma Senhora Deputada, falta-lhe a clarividência própria de uma pessoa que não falaria se soubesse. A JS tem discutido, internamente, sobre isso, até porque o que queremos ver (ironia) é "paus mandados" a embarrilar a Assembleia, do princípio ao fim!
Mas sabe, Srª Drª, a JS/Lousada diz-lhe:
  1. Todos os munícipes podem e devem fazer chegar as suas críticas, reparos ou elogios, junto de qualquer deputado da Assembleia Municipal. Essa é a sua função enquanto representantes de todos os habitantes do concelho.
  2. Artº 84/6 da Lei das Autarquias Locais: "Nas reuniões dos órgãos deliberativos, encerrada a ordem do dia, há um período para intervenção do público durante o qual lhe serão prestados os esclarecimentos solicitados."
  3. Há 5 tarefas base que cabem à Assembleia: Orientar o município, Fiscalizar a Câmara Municipal, a Função de Regulamentação, a Função Tributária (que passa pelo estabelecimento de impostos e taxas) e a Função de Decisão Superior na medida em que lhe estão confiados a práticas dos actos sobre os temas mais importantes paravida da comunidade. (cf. Artº53 LAL)

A JS/Lousada não aceita nem nunca aceitará que se brinque com a democracia e a participação dos munícipes, incutindo-lhes falsas esperanças, irrealizáveis no sistema político que escolhemos. Há canais próprios e vias próximas que até serviriam para diminuir o desfasamento que parece existir entre legítimos representantes e cidadãos.

16 de junho de 2007

Os EUA e Iraque...


Responsabilidade Civil

Estava em conversa com um amigo, que se afirma agnóstico "até na política" como gosta de afirmar. Ontem afirmava que o governo fazia mal isto e aquilo, que era tudo uma palhaçada, culpa de políticas de governozinhos desde o 25 de Abril.
Tentei de tudo para lhe mostrar que o que ele dizia era uma aberração tamanha, que não poderia sequer colocar em causa a nossa liberdade política e social só porque não concordava com os governos que tiveram no poder até hoje, o que sinceramente duvido por duas razãos: 1º ele não era vivo no decurso deles todos, 2º já existiram governos à direita à esquerda, algum tinha de agradar.
Prolongou-se a discussão, e lá foi admitindo que havia coisas boas mas não tudo, com o qual concordei, porque existe uma dificuldade enorme em concordar com tudo como é claro! Então afirmou, como sendo a coisa mais natural do mundo que nem sequer era recenseado e que toda esta conversa não tinha nenhum interesse para ele, eram tudo "balelas de quem não tem que fazer".
CORRIJO: são conversas de quem tem preocupações com o país onde habita, com a sua vida e a dos outros.
MAIS, um jovem hoje tem de ser recenseado, é um direito conquistado a punho por nossos antepassados é um dever pela democracia e pela defesa da opinião.Não se deixem iludir pelo erro do "meu voto não vale nada", sejam activos, todos nós agradecemos!

Ei-los que chegam! E já foram...

Um grupo de cidadãos desconhecidos, dos quais apenas se sabe o nome do vice-presidente do Boavista F.C. (Tenho uma dúvida: Não terá este senhor sido Secretário de Estado e Adjunto das Obras Públicas, numa altura em que a grande maioria das acessibilidades que se falam foram construídas???), vieram a Lousada dizer que "Lousada está parada no tempo". Graças a Deus, para todos nós, ela não parou no tempo compreendido entre 1976 e 1989... Se assim fosse, imagino agora um grupo de cidadãos desconhecidos a críticar não só o ambiente e acessibilidades mas também a educação, os transportes, a requalificação urbana, a acção social, as políticas de juventude, entre muitas outras coisas até hoje realizadas.
Mas enfim... O mundo não é perfeito e, num grupo de cidadãos tão importantes, passou em "Lousada parada no tempo" mas não parou para, como crítica positiva e construtiva, explanar o seu pensamento às pessoas que, no quotidiano, assumem a tarefa de governar a autarquia.
Refutaria aqui, com todo o gosto, todas as blasfémias que o grupo de cidadãos anónimos proferiu. Pena que eu tenha exame e eles nem queiram saber disso já...(Estas coisas são assim: meia dúzia de palavras e vamo-nos embora!) Adoro os políticos profissionais!

13 de junho de 2007

Ecotopia

Pós G8

Olá, amigos/as.(...)
É essencial que todos percebam o que se passou nesta última conferência dos G8, e a forma que a Comunicação Social arranjou para não passar a verdade.
Eu e milhares de outras pessoas estivemos lá e a censura tenta por todos os meios apagar a nossa presença das páginas da História. Não conseguirão.
Nota: Comunicação Social = Corporate Media (Os Média subsidiados e pagos pelas grandes corporações)
Primeiro que tudo, examinemos a nossa presunção de ter realizado algo que mereça estar nos futuros livros de história:

- Nós bloqueámos por terra e de forma efectiva os G8.
- Nós enfrentámos uma força policial e repressiva que se mostrou sempre brutal e que usou de toda a repressão e mentira para nos parar. Falamos de mais de 16.000 polícias, da maior operação policial de sempre na Alemanha para impedir que milhares de pessoas demonstrassem o seu desagrado para com uma organização que é apenas o rosto da política criminosa que hoje domina o mundo.
- Juntámos centenas de organizações e de opiniões diferentes e mais uma vez (este é um movimento que continua a crescer) juntámo-nos todos contra um inimigo comum.
- Nós fomos pacíficos até aos limites da nossa resistência. Pelo contrário, a TV passou uma imagem de manifestantes violentos que pouco ou nada teve a ver com a realidade.Cacetetes, que vinham juntos com as armaduras policiais, murros, ofensas verbais, gás lacrimogéneo, gás pimenta, cargas a cavalo, cães polícia, helicópteros que nos sobrevoaram 24 por 24 horas (ruído incessante), ameaças veladas, prisões não autorizadas, abusos de poder e todo o tipo de inconstitucionalidades. Tudo isto para além da censura e desinformação da comunicação social, que nos apelidaram de terroristas, jovens agressores, black bloc, jovens de negro, etc etc etc.

Todas as comitivas tiveram que ir de Helicópteros militares de transporte e algumas de lancha. Ao fim do segundo dia de bloqueios, comitivas dos G8 ainda voltavam para trás, para o aeroporto e hotel, impossibilitadas de chegar àquela área-prisão que se tornou Heiligendamm.

Os nossos bloqueios foram pacíficos. Sempre que éramos violentamente expulsos pela polícia, voltávamos à estrada e fizémo-lo vezes sem conta até a polícia começar a desistir, a deixar-nos em paz. Instalámo-nos nas entradas daquela prisão e lá ficámos. Gritámos "Block G8!", "This is What Democracy Looks Like!", "A, Anti-Capitalista!" entre outros. Ao fim de dois dias, a polícia vestida em armaduras tiradas da idade média, já não conseguia correr atrás de nós. Os homens dentro dessas armaduras suavam e desejavam voltar para casa. Estavam cansados de bater, de empurrar, de estar de pé sob o sol escaldante desses 2 dias - Nós não.

Que notícias ouviram em Portugal? Que notícias o mundo para além da Alemanha terá ouvido? Alguém sabe o que se passou, para além das 100 ou 200 pessoas que tiveram a coragem de pegar em pedras para evitar que os 80.000 fossem esmagados por uma carga policial, que não escolhia alvos?

Já repararam que na nossa comunicação social, poucas notícias passaram acerca da própria cimeira?Futebol, criancinha raptada, mais futebol, noticiários de 1h15, jornais "independentes" - uma fachada de censura e desinformação.
Agora nós estamos preparados. Agora estamos por todo o lado.

Aqui fica uma lista de sites com vídeos, textos e fotos do que realmente aconteceu.de.indymedia.org de.indymedia.org/ticker/enpt.indymedia.org
Estamos a ganhar.
Activistas do Indymedia Português

11 de junho de 2007

Aqui há Fantasmas?!

Estreou no passado dia 2 de junho, no salão paroquial de Meinedo, pelo Teatro Experimental Magnetense ( TEM), " Aqui há Fantasmas". Uma comédia de Henrique Santana, já por diversas vezes colocada em cena por varias companhias nacionais.
" Aqui há fantasmas", retrata todas as peripécias de uma noite passada num palácio abandonado por diversas personagens, incluindo Chico Mota, um jovem contratado para testar a pilula contra o medo, prepada pelo professor Hermes. O local é sem duvida o ideal para tal experiencia: um palácio abandonado, onde se pensa existir fantasmas... Várias outras peripécias se desenrolam, contando com Chico Mota para desvendar toda a verdade...
O TEM, é um grupo de teatro amador, com de 30 anos de dedicaçaõ ao teatro, dele, fazem parte cerca de 18 pessoas que encontram no teatro uma forma de se distrairem e tentar ao mesmo tempo fazer do mesmo uma cultura Lousadense.
Temos vindo a assistir a um aumento do interesse das pessoas de Lousada pelas artes, inclusiver pelo teatro. Todavia, nem sempre as condições são dadas a grupos, como o TEM, para que possam trabalhar e apresentar os seus trabalhos. A inexistência de um espaço apropriado para os ensaios e apresentações faz muitas vezes com que nao seja permitido vê-los mais vezes. A JS, faz assim, um apelo a Camara Municipal de Lousada para a construção de um novo edificio com este fim. Pois, só assim , poderemos tornar o teatro, as artes e todo o esforço das pessoas destes grupos como algo importante para Lousada.

JS/Lousada une-se a petição pelo Darfur



A JS/Lousada une-se a uma petição que tem como principal objectivo "Heads of government of the European Union and the Institutions of the European Union for immediate dispatch of an international protection force to Darfur."


A história deste conflito é feita de morte e destruição. ver mais


Assina aqui a petição.

JS/Lousada cria Google Group


A JS/Lousada criou um Google Group. Será um sítio de reflexão, de partilha de opiniões e sugestões. Tudo porque queremos pensar Lousada e contribuir para uma discussão alargada, passando depois para palcos materiais, mas com trabalho feito e realizado.

AMI promove recolha de radiografias e realiza rastreio ratuitos


A Assistência Médica Internacional (AMI) desenvolve a nível nacional, entre os dias 5 e 22 de Junho, a 12.ª Campanha de Reciclagem de Radiografias.
O Núcleo da AMI de Lousada associa-se a esta iniciativa que tem dois propósitos fundamentais: angariar fundos e promover a consciencialização ambiental no nosso país. No ano passado, a AMI conseguiu angariar, a nível nacional, cerca de 84 mil toneladas de RX.

Este núcleo vai realizar, também, um conjunto de rastreios gratuitos aos lousadenses. Deste modo, entre os dias 18 e 22 de Junho, de segunda a sexta-feira, quem quiser pode fazer rastreios à visão, diabetes e hipertensão. Os exames são realizados entre as 9h00 e as 12h00.

Passou 1 semana...

Passou uma semana desde o dia em que escrevemos aqui que a JSD não tinha pago o seu site e este estava indisponível... De facto, podemos responder ao Sr. Dr. Agostinho Branquinho e dizer-lhe quem é que estagnou: a JSD/Lousada!

Alunos do Conservatório no Auditório

Os alunos da Classe de Piano do Conservatório do Vale do Sousa apresentam, no dia 13, quarta-feira, um concerto Auditório Municipal de Lousada. O espectáculo começa às 22h00.

6 de junho de 2007

A criar laços

Um grupo de autarcas, empresários e artistas de Ilhabela, Brasil, visitou Lousada, onde assinou, ontem, um protocolo de intercâmbio cultural e intenção de geminação com o Município de Lousada.

5 de junho de 2007

Dia Mundial do Ambiente


Corria o ano de 1972 quando a Assembleia das Nações Unidas definiu o dia 5 de Junho como sendo o dia Mundial do Ambiente. A data pretendia assinalar o início da conferência de Estocolmo, que tinha como tema o “Ambiente Humano”.
Este ano, é assinalado o 35º aniversário, as cerimónias oficiais têm lugar na Noruega, com slogan “Melting ice – a Hot Topical” (derretimento de gelo – um tópico quente), as comemorações têm como tema principal as alterações climáticas e seus efeitos, em particular nos pólos, visto 2007 ser o “Ano Internacional Polar”. A título de curiosidade, os estudos recentes apontam que os efeitos das alterações climáticas levaram a um aquecimento acentuado nos pólos e, consequente, degelo dos glaciares, o que pode ser catastrófico a vários níveis - como o desaparecimento de algumas espécies animais.
No site da Quercus, encontramos uma lista de “10 PRINCÍPIOS do condomínio da terra”, que ensinam o homem a viver na terra e a respeitar o ambiente, são eles:
1 – Temos de encarar a crise ambiental mundial, não como um problema do ambiente, mas como um problema da Comunidade dos Homens.2- Para resolver a crise ambiental mundial, temos de resolver o problema jurídico da coordenação duma multitude de soberanias (Estados) exercidas sobre um bem materialmente indiviso (Terra), conformado por componentes insusceptíveis de divisão jurídica, mas dos quais todas as soberanias são funcionalmente dependentes.3 – Só na definição e prossecução do interesse comum (Terra), será possível continuar a garantir, a cada Estado, os seus direitos - sob pena de estes brevemente deixarem de ter objecto.4 – Um projecto “Condomínio da Terra” tem que distinguir as fracções estaduais das partes comuns: cada condómino é soberano dentro do seu território e, ao mesmo tempo, detentor de uma soberania partilhada das partes comuns do planeta. 5 – As partes comuns são constituídas pelas partes que, de um ponto de vista ambiental, são: a) necessariamente comuns (a Atmosfera e Hidrosfera), e b) presumidamente comuns (a Biodiversidade).6 - Existirá um regulamento do Condomínio da Terra que disciplina o uso, fruição e conservação das partes comuns, e uma Administração que será eleita em Assembleia de Condóminos (Estados).7 - Existe um direito/dever igual per capita no uso/conservação dos bens comuns; logo a votação relativa de cada condómino deverá ser aferida em função do número de habitantes de cada soberania. 8 - Cada condómino comparticipará nas despesas necessárias à conservação ou fruição das partes comuns, de forma equitativa, em função do número de habitantes ou do uso efectivamente realizado de partes comuns, quando este for determinável, no sentido de garantir a coincidência entre o óptimo social e o óptimo ecológico.9 - Competirá ao Administrador do Condomínio receber todas as verbas provenientes dos Condóminos e promover projectos de conservação e melhoramento das partes comuns, bem como, compensar todos os condóminos que no seio dos seus estados contribuam para a sua manutenção e melhoramento.10 – Compete ao Condomínio da Terra descobrir formas de compatibilizar os sistemas jurídico e económico com o Sistema Natural Terrestre.
A JS de Lousada está atenta aos problemas ambientais, tanto no panorama local como global. É da responsabilidade de cada um crescer num mundo melhor, com melhores condições ambientais!

NÃO FAÇAS PARTE DO PROBLEMA E SIM DA SOLUÇÃO!

Clique no link para ver um curto filme relacionado com o tema

Green TV

4 de junho de 2007

JS/Lousada disponibiliza apontamentos

Para ti que queres estudar, disponibilizamos apontamentos para que sistematizes a matéria. Hoje foram colocados online os melhores de Português 12º ano.
Confere.

Crédito para o Turismo

Um facto que ninguém pode negar é que o actual Governo tem incentivado o investimento interno, disponibilizando linhas de crédito para fomentar o empreendedorismo em território Nacional. Apresenta agora uma mais valia para projectos na área do turismo. Concretamente, irá assinar alguns protocolos, mais propriamente 15, com uma instituição bancária, respectivamente o mesmo número, disponibilizando uma linha de crédito na ordem dos 120 milhões de euros.
Os projectos a concurso para o financiamento têm de ser economicamente viáveis, tendo de cumprir requisitos mínimos, a serem anunciados. Têm ainda se enquadrar nos objectivos estratégicos, tanto de regiões, como de produtos, do PENT.
A parceria, segundo o Jornal Publico, é feita com os seguintes Bancos: Millennium BCP, BPI, BES, CGD, BPN, BANIF, Banco Santander Totta, Banco Barclays, Montepio Geral, Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, Banco Comercial dos Açores, Banco Espírito Santo dos Açores, Banco Português de Gestão, Caja de Ahorros de Salamanca e Soria e Eurohypo Aktiengesellschaft.
Além do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, contará com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e representantes das 15 instituições bancárias.

Frei Tomás


"Bem que prega Frei Tomás... Olha para o que ele diz e não para o que ele faz"
"Inquiring about the domain jsdlousada.com, with status: Expired" Mail to: info@whois-help.info

Acampamento Nacional JS


Da acção, seus enredos e das palavras

Não deve deixar de ser com agrado, que a JS/Lousada, vê Sandro Sousa alcançar lugar tão cimeiro na JSD. É importante o trabalho que pode vir a ser feito e que, a despeito das diferentes cores políticas, poderá vir a mostrar-se como uma vantagem comparativa para o nosso concelho.
Esperamos que este cargo reflita um self made man, responsável e trabalhador e não um mero cargo, fruto dos números de votos que iam a Congresso... Apenas o digo porque não gosto de ouvir falar que a JS/Lousada só aparece nas eleições. Estamos activos desde Outubro de 2006 e da JSD/Lousada nem se ouve falar, a despeito da visibilidade que alguns órgãos de comunicação social teimam em tentar atribuir.
A JS/Lousada tem os seus projectos e vai levá-los até ao fim. Defendemos os jovens do Concelho de Lousada e a nossa acção vai mais além do que as simples palavras de pasquim.

Por um Futuro melhor para todos

O Abandono e Insucesso Escolar, um dos temas que mais preocupa à JS/Lousada, tem merecido, para nosso gáudio, uma especial atenção e dedicação, pelo Executivo da Câmara Municipal de Lousada.

Neste âmbito de acção, consideramos que a acção desenvolvida pelo Pelouro da Acção Social e da Educação, em conjunto com os técnicos da Rede Social, CPCJ e Psicólogos, estão a dar resultados que consideramos deveras positivos. Não pode parar este combate. Estamos a falar do nosso futuro!

Sara Pereira

Não é por acaso...



Não é por acaso que os Jovens que representaram Lousada nos XVI Jogos Internacionais da Juventude trouxeram para o nosso concelho 12 medalhas. Não o é se pensarmos na força que a juventude tem, no empenho que coloca em cada actividade que realiza, com uma dedicação que a todos surpreende e inebria.
Esta é uma aposta claramente ganha. Hoje temos jovens que se destacam nas mais diversas modalidades, elevando o nome de Lousada e isso deve-se ao investimento que o executivo camarário fez neste âmbito. A título de exemplo basta salientar a equipa de Pólo Aquático Juvenis Femininos do Lousada Séc.XXI, a qual conquistou o terceiro campeonato nacional consecutivo, as equipas de futebol do concelho que se têm salientado nos campeonatos em que participam, o título inter-associações das Juniores Femininos do Lousada A.C., os jovens jogadores de hóquei de campo, entre muitos outros.
E quem ganha? Não é, certamente, quem tenta por todos os meios bloquear a realização destes projectos... Ganha, antes de mais, o concelho que vê o seu nome e prestígio divulgados além fronteiras; os jovens porque podem praticar importante actividades extra-curriculares, implementando a essencial prática desportiva em Lousada e cultivando-se a si mesmo. Se ligarmos isto aos esforços que têm vindo a ser encetados para trazer novos cursos para a Escola Secundária de Lousada, então, podemos afirmar que o resultado é uma “mens sana e corpore sano”. (mente sá num corpo são)
Não precisamos de jovens “Velhos do Restelo”... Isso não. Muito obrigado!

3 de junho de 2007

Presidência Europeia

O Primeiro-ministro apresentou hoje, na Áustria, a prioridade para o mandato da Presidência Europeia, que passa por acabar com a crise institucional existente na União Europeia. “Tem solução, e a Europa deve enfrentá-la e resolvê-la” foi com estas palavras que Sócrates apresentou a proposta, acrescentando “será sempre uma pedra no sapato, e terá sempre de se considerar que houve algo em que falhámos” se o objectivo não for atingido.
Mais à frente, elogiando Angela Merkel pela coragem em reformular os Tratados Europeus, afirmou “Não pararei de pensar na reforma dos tratados europeus e no significado que tem para o projecto europeu, para que a Europa tenha a presença no mundo que todos nós esperamos” afirmou o Primeiro-ministro.
A presidência de Portugal começa a 1 de Julho, sendo já a terceira vez que ocupa este lugar.