25 de junho de 2007

"Ao encontro de Lousada"

Hoje, inicío uma nova rubrica no nosso blog, denominei-a de " Ao encontro de Lousada"... Esta ideia surgiu porque descobri que infelizmente desconheço coisas fantasticas que o nosso concelho tem e que nós simplesmente ignoramos existir. Vamos, assim, tentar mostrar a todos os visitantes do nosso blog aquilo que Lousada tem de melhor...

Vou começar por apresentar um pouco da história do nosso concelho...

Situada no Alto Sousa, que certamente foi razão fulcral para a fixação de populações, o povoamento destas terras não começou apenas pela convivência de populações cristãs, pois assim nos indicam as marcas do homem deixadas no tempo, os monumentos.
Podemos encontrar espalhadas um pouco por todo o concelho marcas da presença e fixação do homem, embora não seja possível datar com precisão alguns vestígios.
Dos primeiros tempos da pré-história, as primeiras marcas dizem respeito a comunidades agro-pastoris. Deste tempo foi possível identificar e localizar necrópoles de grandes dimensões como a da serra de Campelos.
Da idade do ferro podemos encontrar um pouco por todo o concelho de Lousada, castros, povoações fortificadas que tinham como objectivo tornar a vida da sua população mais fácil. As fortificações eram edificadas no alto das colinas numa localização claramente defensiva. O povoado era constituído por casas arredondadas, por pátios de utilização comum que funcionavam como armazéns, fornos, oficinas artesanais, locais de reunião e refeições colectivas.
Destas povoações fortificadas, encontram-se em Lustosa, o castro de Bufo e o castro de Santa Águeda. Podemos encontrar outras povoações fortificadas em Cristelos e Nespereira, sendo o de Cristelos conhecido como o castro de São Domingos, em Covas temos o castro de Mortórios.
Da ocupação romana podemos encontrar no concelho de Lousada alguns vestígios tais como: uma largareta na Quinta dos Ingleses na freguesia de Caíde Rei, o povoado romano de Meinedo e a necrópole da Senra na freguesia de Santa Eulália de Barrosas.


Da época Medieval são numerosas as marcas do homem deixadas no tempo. Na freguesia de Meinedo podemos encontrar o povoado do Alto Medieval, as pontes românicas de Espindo, a igreja medieval para além da necrópole de São Miguel e das pontes românicas de Veiga e Vilela. A torre de mouros localizada na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, é uma construção dos séculos XII ou XIII, e uma das mais características relíquias da arquitectura militar da região. Pode ter sido construída para refúgio das populações aquando das invasões dos Mouros, daí o seu nome.
É de referir também, a existência na freguesia de Nevogilde, para além de vestígios de uma ponte românica e de uma povoação castreja, um pequeno e singelo aqueduto de 100 metros de comprimento, único exemplar em todo o concelho.

É do conhecimento de todos que as condições naturais, clima ameno, solos férteis e abundância de água são as principais razões para a fixação de populações, sobretudo quando o homem aprende a agricultura. Desta forma podemos encontrar por todo o concelho de Lousada inúmeros sinais que nos indicam etapas sucessivas da presença e fixação humana nestas terras.

Sem comentários: