26 de fevereiro de 2008

Quem Duvida?

“E, como conclusão magistral, o homem em quem a direita deposita esperanças não é Menezes, muito menos Portas. É Alegre. Na Lisboa invernosa de 2008, fiquei a saber que Manuel Alegre é o homem por quem a direita espera. Será preciso comentar?”
João Pereira Coutinho
in Expresso (23 de Fevereiro de 2008)

20 de fevereiro de 2008

Variante de Ligação a Lustosa abre quinta-feira

"Na próxima quinta-feira, dia 21, pelas 14h30 realiza-se a primeira viagem inaugural na Variante de ligação a Lustosa. O percurso a efectuar inicia-se em Mós, Silvares, até Lustosa e posterior regresso.
Esta via efectua a ligação entre a Zona Industrial de Lustosa, o centro da Vila e o nó da A11.
Com um custo aproximado de três milhões de euros, comparticipada pelo PONorte, esta nova infra-estrutura vai permitir um acesso mais directo e rápido à zona norte do concelho."

19 de fevereiro de 2008

Projectos de investimento criam 13 mil postos de trabalho

"Os 15 projectos de investimento de interesse nacional cujos licenciamentos estarão concluídos até ao final do primeiro trimestre, no valor de 3,5 mil milhões de euros, vão criar 13 mil postos de trabalho em Portugal, disse Basílio Horta em entrevista à Antena 1.
O presidente da agência para o Investimento e Comércio Externo adiantou que desde 2005 foram recebidas para apreciação 144 candidaturas a projectos PIN, sendo que só 77 foram reconhecidos como tal, e destes nove receberam todos os licenciamentos.
Até ao final do primeiro trimestre mais há mais seis projectos que recebem todos os licenciamentos, pelo que em Março "teremos 15 projectos PIN com os licenciamentos prontos" e estarão em execução.
Segundo Basílio Horta, o conjuntos destes 15 projectos PIN representam um volume de investimento de 3,5 mil milhões de euros e a criação de 13 mil postos de trabalho."
In: Jornal de Negócios (19 de Fevereiro de 2008)

18 de fevereiro de 2008

Realidade

"O PSD tem dois líderes e nenhuma liderança"
Pedro Silva Pereira
In: Expresso (16 de Fevereiro 2008)

14 de fevereiro de 2008

crescimento de 1,9% da economia Portuguesa em 2007

"O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou hoje uma "boa notícia" os dados do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2007, afirmando que revelam que "a economia portuguesa está em boa recuperação".
"O crescimento do último trimestre foi superior às expectativas de todos os analistas. Crescemos dois por cento, o que quer dizer que a economia acelerou", afirmou José Sócrates à entrada da cerimónia de inauguração de um novo departamento de investigação e desenvolvimento da farmacêutica Bial.
O primeiro-ministro salientou que "a economia portuguesa reagiu bem" à fase mais conturbada sentida pela a economia mundial a partir do verão de 2007, para o que, na sua opinião, "contribuiu claramente" o crescimento do investimento.
"Os portugueses devem compreender que valeu a pena o nosso esforço nos últimos três anos", acrescentou. Sócrates disse pretender deixar aos portugueses "uma palavra de confiança mas não de triunfalismo". O primeiro-ministro salientou que os dados revelados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que "este é o maior crescimento dos últimos seis anos".

13 de fevereiro de 2008

Versão consolidada do Tratado de Lisboa

Esta disponível para consulta na página do Ministério dos Negócios Estrangeiros a versão consolidada do Tratado de Lisboa.

Leia aqui o documento.

12 de fevereiro de 2008

Separação de Resíduos Sólidos Urbanos

"A Câmara de Lousada tem implementado um sistema de recolha diferenciada e indiferenciada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) que registo, no último ano, uma aumento significativo.
A recolha selectiva tem ganho cada vez mais adeptos que separam os lixos domésticos e optam pela deposição no Ecocentro de Boim, nos ecopontos espalhados pelo concelho e ainda usufruem da recolha de monstros, encaminhados para a Central de Triagem de Lustosa e depois para a reciclagem.
No ano passado, foram recolhidas mais de 730 toneladas de lixo separado significando um aumento de seis por cento, face a 2005. Apesar deste aumento, a recolha indiferenciada, que é encaminhada para o Aterro de Lustosa regista valores elevados, registando-se, no ano passado, a deposição de 16 mil toneladas.
Para o Vereador do pelouro do Comércio, Dr. Pedro Machado, "é nosso objectivo transformar a separação esporádica e ocasional dos resíduos produzidos pelos lousadense em prática diária e alargada a toda a população. Neste sentido, intensificamos a aposta nas acções de sensibilização destinadas aos mais novos e nas campanhas de esclarecimento ambiental dirigidas à população em geral e a alguns sectores de actividade, como a restauração, a indústria e o comércio" refere o Jornal de Lousada.
Segundo o mesmo semanário " A separação de papel/cartão ascendeu a 375 toneladas, implicando um aumento de 14 por cento face a 2005.
A recolha de embalagens registou o aumento mais significativo atingindo as 60 toneladas, mais de 23 por cento que no ano anterior.
O vidro continua a ser o resíduo mais separado, contabilizando cerca de 300 toneladas em 2006.
Existem ainda outros materiais que foram valorizados, entre os quais, surgem cinco toneladas de madeira, os 200 litros de óleos alimentares, as 27 toneladas de materiais ferrosos e as 89 toneladas de resíduos verdes para compostagem".

11 de fevereiro de 2008

Arrendamento Jovem




Lisboa, 08 Fev (Lusa) - A Juventude Socialista (JS) quer que o Governo suba os tectos máximos das rendas a apoiar no âmbito do programa 'Porta 65 Jovem' e que a taxa de esforço praticada deixe de ter um limite máximo.

Biblioteca de Lousada promove hábitos de leitura

"A Biblioteca tem várias actividades agendadas para este mês. Para os mais novos o tema da Sala Infanto-Juvenil é “Fevereiro: mês diferente. Conto por conto – a história das histórias”.
Até dia 14 decorre a actividade intitulada “Digo-te porque gosto de ti!”, com a elaboração de correio de S. Valentim" refere o blogue valedesousa, acrescentando "No dia 13, quarta-feira, tem lugar o ateliê “Doces para um doce”. A Hora do Conto tem dois livros em destaque. Para os alunos dos jardins-de-infância e do 1.º ano a história é intitulada “porta-te bem! Mentir é muito feio”, de José Jorge Letria. “O macaco do rabo cortado e outras histórias”, de António Torrado, destinado aos alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos. Os mais novos podem ainda participar nos ateliês “Guarda-contos”, à quarta-feira, “Coca-cola!”, à quinta-feira, e “Conta e pontos”, à sexta-feira. Decorre durante todo o mês o concurso “Senhora língua”.
O autor Octávio Paz está em destaque durante o mês de Fevereiro no espaço multimédia."

Atentados contra Ramos-Horta e Xanana Gusmão

"O ataque sucedeu de madrugada, com indivíduos a disparar contra a casa do Presidente, a partir de dois automóveis. Um guarda timorense terá morrido na acção, segundo o porta-voz do Exército, Domingos da Camara, que escusou-se a esclarecer o estado de saúde do líder.
José Ramos-Horta encontra-se neste momento a ser operado por militares australianos, na zona do heliporto da capital timorense Díli, segundo fonte presidencial anómima, citada pela Lusa, desconhecendo-se, todavia, a gravidade dos ferimentos do Nobel da Paz. Ao que tudo indica, deverá ser transportado para um hospital na Austrália.
A agência AP avança, entretanto, que o fugitivo Major Alfredo Reinado - soldado rebelde acusado de homicídio, após uma onda de violência provocada com a sua expulsão do Exército por desobediência -, terá sido morto na emboscada por membros da guarda pessoal do Presidente timorense. O chefe de Governo timorense, Xanana Gusmão, também foi atacado, noutro local, quando se deslocava de Balibar para a capital, tendo a sua viatura ficado completamente destruída. No entanto, consegiu sair ileso e terá prosseguido para Díli de transportes públicos, estando agora no palácio do Governo, avança a Lusa.
A mesma agência adianta ainda, através de informação recolhida com fonte oficial, que na sequência do ataque, dois seguranças que seguiam com o primeiro-ministro desapareceram.
Ainda não são conhecidos os autores dos disparos."
in "Expresso"

10 de fevereiro de 2008

Bons exemplos

Muito se tem discutido sobre ambiente, produção de gases de efeito de estufa, alterações climáticas, e uma lista infindável de problemas relacionados com o ambiente. A aparente convergência, sensivelmente generalizada, entre a comunidade científica, que tem vindo a alertar para os problemas que daqui podem advir tem colocado as problemáticas ambientais, em particular as alterações climáticas, na ordem do dia.
O Banco Espírito Santo (BES), acompanhando esta tendência, “criou uma nova solução financeira destinada especificamente a empresas que invistam na promoção e desenvolvimento de projectos nas áreas das energias renováveis, poupança e eficiência energéticas e actividades de conservação do equilíbrio ambiental”refere o Diário Digital. A partida parece apenas mais um produto oferecido por parte do banco de Ricardo Salgado, no entanto é importante observar que representa um incentivo importante para as empresas que pretendem investir em soluções “verdes”. A criação destes projectos por parte de privados, seja em qualquer um dos sectores de produção é sempre louvável pela importância que assume na actualidade. Fica o exemplo da Banca, esperamos que a porta fique aberta.

Fonte: Diário Digital

9 de fevereiro de 2008

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

A JS de Fafe realiza hoje, pelas 21 horas, no Auditório da Casa da Cultura, uma sessão de esclarecimento sobordinada ao tema "A REFORMA DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE E O CONCELHO DE FAFE".
O objectivo desta sessão, como é referido no blog da JS Fafe, é: "contribuir para um claro esclarecimento da população do concelho sobre o funcionamento dos serviços de saúde em Fafe, nomeadamente, sobre a organização do Centro Hospitalar do Alto Ave, e os objectivos da reforma do Sistema Nacional de Saúde (SNS), tendo em vista alertar a sociedade para a forma demagógica como o sector da Saúde tem sido utilizado como meio para o combate político".
É uma iniciativa atractiva e pertinente, que ajudará, com toda a certeza, a dissipar dúvidas que ainda persistem no seio da população.

7 de fevereiro de 2008

Educação

"A Câmara de Lousada anunciou hoje que vai investir cerca de três milhões de euros em apoios escolares, atribuindo, nomeadamente, subsídios aos alunos provenientes de famílias de baixos recursos financeiros.
Este apoio, que se estende aos vários graus de ensino, destina-se à aquisição de material escolar, livros, transporte, aquecimento, actividades e bolsas de estudo.
Segundo a autarquia, só para o 1/o ciclo, o investimento previsto ronda um milhão e 280 mil euros.
A restante verba será distribuída pelo ensino pré-escolar, pela atribuição de bolsas de estudo a estudantes universitários, aquecimento e transporte escolar."
In Sapo.pt

6 de fevereiro de 2008

Novos abonos já chegam a 111 mil pessoas

"Os dois novos subsídios criados pelo Governo de José Sócrates - o Complemento Solidário para Idosos e o Abono Pré-Natal - já chegaram às mãos de 111 mil portugueses. Ao fim de três anos de governação, e num momento em que a maioria socialista tenta vincar uma nova etapa da governação (mais à esquerda), os resultados das medidas lançadas pelo ministério da Solidariedade Social começam a ter os primeiros efeitos no terreno.Na prática, segundo dados a que o JN teve acesso, são 61.386 os idosos que têm direito, em média, a 74 euros mensais do Estado. E foram, até agora, 49.730 as mulheres com direito a um apoio à gravidez que, em média, se fica pelos 96,16 euros. Só nestes subsídios - os dois instrumentos criados de raiz pelo ministro Vieira da Silva -, o Estado gastou até hoje quase 179 milhões de euros. São, aliás, 193 milhões - no total - se contarmos a majoração do abono de família para casais com dois ou mais filhos, implementada há cinco meses e que já abrangeu 119 652 crianças."
De: David Dinis e Alexandra Marques
In: Jornal de Noticias (6 de Fevereiro de 2008)