11 de fevereiro de 2008

Atentados contra Ramos-Horta e Xanana Gusmão

"O ataque sucedeu de madrugada, com indivíduos a disparar contra a casa do Presidente, a partir de dois automóveis. Um guarda timorense terá morrido na acção, segundo o porta-voz do Exército, Domingos da Camara, que escusou-se a esclarecer o estado de saúde do líder.
José Ramos-Horta encontra-se neste momento a ser operado por militares australianos, na zona do heliporto da capital timorense Díli, segundo fonte presidencial anómima, citada pela Lusa, desconhecendo-se, todavia, a gravidade dos ferimentos do Nobel da Paz. Ao que tudo indica, deverá ser transportado para um hospital na Austrália.
A agência AP avança, entretanto, que o fugitivo Major Alfredo Reinado - soldado rebelde acusado de homicídio, após uma onda de violência provocada com a sua expulsão do Exército por desobediência -, terá sido morto na emboscada por membros da guarda pessoal do Presidente timorense. O chefe de Governo timorense, Xanana Gusmão, também foi atacado, noutro local, quando se deslocava de Balibar para a capital, tendo a sua viatura ficado completamente destruída. No entanto, consegiu sair ileso e terá prosseguido para Díli de transportes públicos, estando agora no palácio do Governo, avança a Lusa.
A mesma agência adianta ainda, através de informação recolhida com fonte oficial, que na sequência do ataque, dois seguranças que seguiam com o primeiro-ministro desapareceram.
Ainda não são conhecidos os autores dos disparos."
in "Expresso"

Sem comentários: