12 de fevereiro de 2008

Separação de Resíduos Sólidos Urbanos

"A Câmara de Lousada tem implementado um sistema de recolha diferenciada e indiferenciada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) que registo, no último ano, uma aumento significativo.
A recolha selectiva tem ganho cada vez mais adeptos que separam os lixos domésticos e optam pela deposição no Ecocentro de Boim, nos ecopontos espalhados pelo concelho e ainda usufruem da recolha de monstros, encaminhados para a Central de Triagem de Lustosa e depois para a reciclagem.
No ano passado, foram recolhidas mais de 730 toneladas de lixo separado significando um aumento de seis por cento, face a 2005. Apesar deste aumento, a recolha indiferenciada, que é encaminhada para o Aterro de Lustosa regista valores elevados, registando-se, no ano passado, a deposição de 16 mil toneladas.
Para o Vereador do pelouro do Comércio, Dr. Pedro Machado, "é nosso objectivo transformar a separação esporádica e ocasional dos resíduos produzidos pelos lousadense em prática diária e alargada a toda a população. Neste sentido, intensificamos a aposta nas acções de sensibilização destinadas aos mais novos e nas campanhas de esclarecimento ambiental dirigidas à população em geral e a alguns sectores de actividade, como a restauração, a indústria e o comércio" refere o Jornal de Lousada.
Segundo o mesmo semanário " A separação de papel/cartão ascendeu a 375 toneladas, implicando um aumento de 14 por cento face a 2005.
A recolha de embalagens registou o aumento mais significativo atingindo as 60 toneladas, mais de 23 por cento que no ano anterior.
O vidro continua a ser o resíduo mais separado, contabilizando cerca de 300 toneladas em 2006.
Existem ainda outros materiais que foram valorizados, entre os quais, surgem cinco toneladas de madeira, os 200 litros de óleos alimentares, as 27 toneladas de materiais ferrosos e as 89 toneladas de resíduos verdes para compostagem".

Sem comentários: