28 de fevereiro de 2010

Mudanças de discurso


Já começam as mudanças de discurso e opinião dos candidatos à presidência do PSD, em relação ao Governo Socialista.

Tal como previ, à medida que se aproximam as eleições, os três candidatos começam a dar mostras de quererem a saída do Governo, ao contrário do que vinham a opinar até esta altura. A luta pelo poleiro começa a ser intensa (como é apanágio de qualquer estrutura politica social-democrata).

Prevejo eleições legislativas daqui a meio ano... ou menos!

Ninguém acha estranho???

Ninguém acha estranho que o "quase-(só-falta-mais-um-bocadinho)-presidente da JSD Lousada" não tenha feito qualquer intervenção na Assembleia Municipal?

Parece que não... Afinal de contas, como todos sabem, para ser Presidente da "Maior Estrutura Concelhia da JSD", não se trata de uma questão de meritocracia mas de cacique e dinheirinho fresquinho para o "porco-no-espeto". Ainda ninguém mo desmentiu...

Alguém quer apostar que, para a próxima, já leva um documentozinho feito pelo Dr. Carlos para ler?

Questão Filosófica

Óh Nélson, diz-me lá, eram os irmãos metralha, lá pelas Bandas do Sheraton??? Não cheguei a perceber...

Vindos de Espanha - Desemprego


O Vale do Sousa é a região do Porto com os maiores aumentos de desemprego em 2009. Com o colapso do mercado espanhol, muitos trabalhadores tiveram de regressar. E houve despedimentos nas empresas dependentes das exportações para o país vizinho.

Porém, Lousada e Paredes foram os únicos do distrito com redução de desemprego de Dezembro passado para Janeiro.

in: JN

27 de fevereiro de 2010

JS Lousada presente em mais uma sessão "Avançar Portugal"

João Correia e Nélson Oliveira estiveram presentes em mais um "Avançar Portugal" que decorreu hoje no Hotel Sheraton no Porto.

Neste encontro abordou-se as politicas educativas, e estiveram presentes a Ministra da Educação - Isabel Alçada, e o Secretário-Geral do Partido Socialista e Primeiro-Ministro - José Sócrates.






As Incongruências


Paulo Rangel, que ainda há seis meses assegurava que só não cumpria o mandato europeu em caso de morte (sic), deu uma entrevista ao jornal i na qualidade de candidato à liderança do PSD.

Entre outras coisas, assegura que viveu o 25 de Abril muito intensamente. Pelas minhas contas, tinha 6 anos em 1974. O ridículo mata duas vezes.

In: Metapolítica

Basófia do mês!!!

A Dr.ª Cláudia Lousada protagonizou hoje a Basófia do Mês, ao insinuar que o PS fazia com que o microfone deixasse de funcionar durante das Assembleias Municipais apenas para os oradores da Coligação "Lousada Viva".
Perante tais insinuações, das três uma: ou o PS anda a boicotar o microfone; ou a Coligação está com o síndrome do bebé coitadinho; ou Deus não quer ouvir as contradições e o "vira o disco e toca o mesmo" dos deputados da Coligação!
Apesar de a Sr.ª Dr.ª dever retratar-se publicamente (uma atitude ética e mais que devida) pelo, quase certo, lapso, deveria também ir à bruxa ver se isto não será algum feitiço mais aziago... É que se não for, há aqui ilações divinas a retirar!!!

26 de fevereiro de 2010

Greve de Fome em Lousada


O quase ex-presidente e o quase-(só-falta-mais-um-bocadinho)-presidente da JSD Lousada estão, desde as 9h do dia de hoje em greve de fome junto aos extintos balcões do Banco Nova Rede.
Ao que tudo indica, tudo se deve a um resgate antecipado de dinheiro que não foi fornecido por aquele Banco, para se organizar mais um Porco-no-Espeto para cacique pré-eleitoral na dita JSD...
Continuaremos atentos ao fenómeno, tendo já alertado a comunicação social para a 1ª Greve de Fome no Nova Rede, de que há memória em Lousada!

Xiuuuuu


Chega-nos cada coisa aos "ouvidos"...

Ontem contaram-nos uns "filmes anti-democráticos", hoje contam-nos as movimentações matinais na varanda do Edifício Nova Rede em Lousada.

Foram buscar os textos previamente feitos por alguém? Assim é mais fácil.

Há cada coisa mais curiosa...

PSD recua no fim do Pagamento Especial por Conta


Como não podia deixar de ser, a sustentabilidade económica veio à tona!

"Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, disse ontem aos deputados do seu grupo parlamentar que vai deixar cair a proposta de suspensão do Pagamento Especial por Conta (PEC), apurou o Diário Económico.

Hugo Velosa, deputado social-democrata, confirmou ao Diário Económico que o PSD "não avançará com nenhuma proposta sobre o PEC", já que esta alteração teria efeitos nas receitas do Estado. De acordo com as contas do Governo, o Pagamento Especial por Conta rende 300 milhões de euros aos cofres do Estado".

in: Diário Económico

25 de fevereiro de 2010

Diga lá outra vez?!

Perante a afirmação de Cavaco Silva teremos que nos questionar:

- Os Madeirenses são Portugueses?
- Será que a independência está próxima?

________________________

"Digo mais uma vez aos madeirenses: Os portugueses estão convosco!"

por: Anibal Cavaco Silva (em visita de Estado).

23 de fevereiro de 2010

Baltazar Garzón


"Há especialistas na coacção e extorsão mediática que utilizam a profissão de Jornalista, como mercenários, para obter vantagens do poder politico.
São falsos profissionais, cuja ética profissional é parecida com a dos capos mafiosos"

Baltazar Garzón - Juiz Espanhol ("O Juiz do Terrorismo e da Máfia")
in: Um Mundo sem Medo - pág. 64

Prós e Contras


Mais uma prova da "credibilidade" da comunicação social que tem atacado o Governo.

A certa altura, no programa Prós e Contras, o convidado António Manuel Hespanha (historiador) é incitado, por Vicente Jorge Silva a concretizar um episódio acerca do ex-director do Público, José Manuel Fernandes:

"Quando tentei escrever no Público um artigo para defender o meu bom nome, o ex-director disse-me que não era possível. Só era possivel se eu comprasse um anúncio no jornal!"

E este prosseguiu:

"O actual director do Sol, quando eu quis publicar um artigo que atingia um familiar seu, impediu-me de o fazer!"

E estes ainda falam de liberdade de expressão?

José Santalha


"Uma das figuras mais marcantes da história de Lousada dos últimos é o Prof. José Faria Santalha.

A sua capacidade empreendedora, energia indómita, espírito de liderança, conhecimento das matérias, competência de desempenho e dedicação ao concelho constroem o perfil de um cidadão profundamente identificado com os problemas e expectativas da nossa comunidade.

José Santalha foi um respeitado professor do já extinto Colégio Eça de Queirós e na EB 2,3 de Lousada, onde, igualmente, exerceu, e com reconhecida competência, cargos de responsabilidade no então Conselho Directivo, para além de ter sido formador no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Educativo.

Foi, também, dirigente de várias colectividades, nomeadamente da Secção Juvenil da Associação Desportiva de Lousada, Associação de Cultura Musical e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Estamos, pois, perante uma pessoa extremamente activa, generosa e eficiente, atributos que motivaram o convite do Dr. Jorge Magalhães para integrar a lista do executivo camarário, em 1993.

Eleito vereador, não só confirmou plenamente as expectativas como ficou associado aos empreendimentos mais significativos, que modernizaram profundamente o concelho.

Os sectores das Obras Municipais, Urbanismo, Electricidade, Trânsito, Transportes, Armazéns, Oficinas, Comércio e relações com as Juntas de Freguesia conheceram um notável dinamismo, fruto de um trabalho incansável, numa mediação constante e construtiva.

Por caprichos do método de Hondt, a votação obtida pelo Partido Socialista, de que também é presidente da Comissão Política, não foi eleito nas últimas autárquicas.

Todavia, o seu capital de conhecimento, experiência acumulada, espírito combativo e capacidade de gestão de conflitos não podiam ficar excluídos. Lousada não poderia ter a displicência, nem a presunção, nem a arrogância, de prescindir de uma colaboração tão rica e valorativa.

Ao convidá-lo para chefe de gabinete, o Dr. Jorge Magalhães manifestou, mais uma vez, o talento e lucidez para construir uma equipa capaz e conhecedora.

Por isso, quando a Oposição critica a continuação do Prof. José Santalha na Câmara de Lousada está a defender a dispensa de um colaborador enérgico e competente, interessado e responsável, conhecedor e dedicado, virtudes, aliás, nunca colocadas em causa.

Demagogicamente, fala em aumento de encargos, quando, afinal, desperdício seria prescindir de alguém comprovadamente capaz, de quem o concelho muito necessita!"

Eduardo Vilar - in: Verdadeiro Olhar

22 de fevereiro de 2010

"Saraivada infame" (Emídio Rangel)


Se alguma dúvida tivesse a respeito da vergonhosa campanha desencadeada contra o Governo e o Primeiro-ministro José Sócrates, ela ficaria definitivamente desfeita com aquilo que José António Saraiva escreve no ‘Sol’.

E ele escreve com um despudor próprio dos irresponsáveis, que há ou houve um "polvo" que esteve ou está a ser montado para controlar os meios de comunicação social. José António Saraiva faz jornalismo como fez arquitectura, mal, não foi de modas e chapou as "cabeças" do "polvo" no topo da sua página. Sócrates, Nuno Vasconcelos, José Miguel Júdice, Proença de Carvalho, Marinho Pinto e outros. Imaginem, lá está também a minha foto. Saraiva considera-me uma cabeça do "polvo" que ele tem na cabeça. No texto, o Director do ‘Sol’ tenta justificar a mixórdia que preparou. Diz ele, "paralelamente, foram aliciados antigos jornalistas ou pessoas com ligações aos media, como o bastonário dos advogados, Marinho Pinto, o ex-director da SIC Emídio Rangel ou o ex-presidente da RTP João Carlos Silva".

Com a tranquilidade própria de quem está de consciência tranquila, posso afirmar que José António Saraiva é um mentiroso sem vergonha, acusa sem nenhum fundamento, manipula a informação ao sabor dos seus devaneios.

Nunca fui contactado por ninguém para "montar um grupo de media afecto ao Governo" e, por isso, não participei em nenhuma reunião, em nenhum encontro, não falei com nenhuma das pessoas do "polvo" sobre tal assunto. Nem Saraiva nem ninguém da sua equipa de "salteadores da arca perdida" pode infirmar o que digo. É a verdade. Percebo no entanto o raciocínio simplista que esteve na base desta infâmia.

Acredito em Sócrates e entendo que foi um dos melhores governantes do Portugal Democrático. A verdade é que, desde a tomada de posse de Sócrates, falei com ele duas ou três vezes, em eventos sociais. Nunca estive em São Bento, nunca lhe telefonei, nem ele a mim, nunca lhe pedi nada, e vice-versa. Escrevo o que penso, exprimo as minhas convicções, exponho as minhas ideias, sem tutela alguma ou intervenção de alguém. Não sou militante do PS nem de nenhum outro partido.

Sou independente, penso por mim, o meu passado à frente da TSF e da SIC mostram à sociedade como sempre prezei os valores do bom jornalismo. Estou de mãos limpas e não tenho telhados de vidro. Posso por isso repetir que José António Saraiva é um caluniador que escreve a verdade ou a mentira com a mesma displicência, um militante da insídia sem nenhum respeito pela honra e dignidade das pessoas. Não está, de certeza, ao serviço das boas causas do jornalismo.

in: Correio da Manhã

20 de fevereiro de 2010

Madeira

A terrível catástrofe que assolou a Madeira, patente em imagens e nos rostos, leva-nos a manifestar o nosso pesar pelas perdas humanas querendo, desde logo, a JS Lousada, manifestar as suas condolências aos familiares das vítimas.
Estamos certos que uma onda de solidariedade, que sempre caracterizou os Portugueses, fará com que esta situação seja resolvida num ápice.

Madeira


Agora é tempo do país concentrar atenções e ajudar a população da Região da Madeira!

"A bufaria" - Marinho Pinto

Este é um excelente artigo de opinião escrito pelo Bastonário da Ordem dos Advogados, acerca da "famosa" liberdade de imprensa. Saliento o facto do actual Bastonário, para além de ser Advogado, já foi Jornalista, ou seja, sabe do que fala.

A Bufaria...

"O caso Mário Crespo não é um problema de liberdade de informação, mas (mais) um sintoma da degradação a que chegou a comunicação social.

Uma conversa privada do primeiro-ministro, num restaurante, sobre um jornalista que há anos o critica publicamente, é prontamente denunciada ao visado que logo tenta criar um escândalo político.

Sublinhe-se que ambos são figuras públicas com direito a terem, uma da outra, as opiniões que entenderem.

Apenas com um senão: nem José Sócrates poderá usar os seus poderes de primeiro-ministro para perseguir o jornalista Mário Crespo, nem este deverá usar os meios de que dispõe como jornalista para perseguir o primeiro-ministro.

Porém, os jornalistas, em geral, julgam-se no direito de publicar as opiniões que quiserem (por mais ofensivas que sejam) sobre os governantes (mesmo violando as regras éticas do jornalismo), porque entendem que isso é direito de informar. Mas se os visados emitirem a mais leve opinião sobre esses jornalistas isso é um ataque à liberdade de informação.

O jornalismo português tem vindo a degradar-se por falta de referências éticas. Hoje, tudo vale para obter informações, incluindo o recurso a "bufos". Nos tempos do Estado Novo usava-se esse termo para designar as pessoas que davam informações à polícia política sem que ninguém desconfiasse delas. Geralmente eram até da confiança das vítimas. Faziam delação às escondidas, por dinheiro ou simplesmente para tramar os visados. Agora continua-se a denunciar pessoas a quem as possa tramar. Os "bufos" são os informadores privilegiados dessa nova polícia de costumes em que se transformaram certos órgãos de informação de Lisboa.

Vejamos alguns exemplos.

Há alguns anos, um político e professor universitário (Sousa Franco), por sinal meio surdo, conversava tranquilamente num restaurante. Numa mesa ao lado, uma jornalista (talvez disfarçada de costeleta de borrego) tomava notas da conversa, sem que os visados se apercebessem. Dias depois o teor da conversa era manchete num semanário de Lisboa.

Também há alguns anos, um professor do ensino secundário (Fernando Charrua), conversando com um colega no gabinete deste, emitiu sobre o primeiro-ministro uma daquelas opiniões que só se expressam em conversas privadas. Pois, logo o colega o foi denunciar aos superiores hierárquicos.

O mesmo aconteceu com um juiz conselheiro, que, numa conversa a dois com um colega, emitira o mesmo tipo de opinião sobre o Conselho Superior da Magistratura. Logo o colega o foi denunciar ao CSM. Mais recentemente, um magistrado do Ministério Público que, durante um almoço com dois colegas, opinara sobre um processo de que estes eram titulares foi de imediato denunciado por os ter "pressionado".

Hoje não se pode estar à vontade num restaurante, porque ao lado pode estar um "bufo" a ouvir a conversa para a ir relatar ao seu tablóide preferido. Até a factura da refeição pode ser útil para o mesmo fim. A privacidade deixou de ter qualquer respeito ou protecção.

Os meus rendimentos, constantes da minha declaração de IRS, foram obtidos ilicitamente nas finanças e andaram a ser oferecidos a alguns jornais de Lisboa até que um deles os publicou. Tudo para tentar desqualificar-me como advogado, mostrando que, supostamente, eu ganhava mais como jornalista.

A sordidez desse tipo de jornalismo traz-me à memória um episódio ocorrido há cerca de 20 anos em que se chegou ao ponto de tentar fazer uma notícia sobre uma consulta de ginecologia de uma dirigente política, que na altura desempenhava funções governamentais.

Tudo isso só é possível porque o jornalismo está em roda livre, sem qualquer regulação e a própria justiça, em vez de corrigir esses desvarios, coonesta-os e acaba por também recorrer a eles.

Por mim tomei já vários cuidados. Evito conversas em restaurantes, já não falo ao telefone e mesmo no meu escritório já tomei as devidas precauções. Perdi toda a confiança nas comunicações em Portugal porque a deriva fundamentalista e justiceira de muitos dos nossos magistrados mostra que qualquer pessoa pode estar sob escuta, incluindo as mais altas figuras do Estado.

Por isso, não falar ao telefone é hoje um gesto tão prudente como o era no tempo da ditadura. E mesmo como advogado, já retirei do meu escritório quaisquer elementos que possam ser usados contra alguns dos meus clientes, pois é normal em Portugal fazerem-se buscas a escritórios de advogados, com mandados em branco, ou seja, com ordem para apreender tudo o que possa ajudar a incriminar os seus constituintes".

in: JN

Ao que parece...

Aguiar Branco diz que não é um candidato de clientela... mas tem clientela!

19 de fevereiro de 2010

O Rasganço


"Já não basta mudar, é preciso romper”, anunciou Rangel. E logo a seguir rasgou os 1.129.243 votos do PSD que o tinham enviado para Estrasburgo.

por: Albano Assunção

Face Oculta de Mário Crespo


A internet é algo fantástico, porque mesmo estando fora do País, consigo ver noticias destas:

"O socialista Arons de Carvalho acusou Mário Crespo de ter tentado que ele, então secretário de Estado da Comunicação Social, “interferisse na RTP, junto da administração”, para que o jornalista voltasse a ser correspondente em Washington e retirasse o processo disciplinar que lhe movera.

Na audição na comissão parlamentar de Ética, Arons de Carvalho referiu-se ainda a Mário Crespo para dizer que compreendia “muito bem a posição do director do JN”, mas que “talvez tivesse sido melhor ter publicado a crónica e depois logo se veria”. É que, acentuou, tal como o efeito da providência cautelar ao Sol foi o inverso do pretendido, "também neste caso, acho que a crónica só ganhou" visibilidade.

Antes o director do Diário Económico garantiu, na comissão parlamentar de Ética, que não tem notado que com o actual Governo haja mais pressões do que as que sempre houve com todos os outros governos de outros partidos.

António Costa acrescentou que, na sua opinião, não há “pressões legítimas ou ilegítimas, há pressões”. Sublinhou depois que ser director “é um risco” e que é mais pressionado pelos agentes económicos, financeiros e empresariais do que pelos políticos.

“O que é que condiciona mais a liberdade de Imprensa: um telefonema do primeiro-ministro ou cortes salariais aos jornalistas?”, foi uma das perguntas que deixou António Costa.

Quanto à eventual mudança da linha editoral no sentido de aproximação ao Governo, após a compra do Diário Económico pela Ongoing, Costa foi peremptório em afirmar que “nada mudou” e que nunca foi condicionado pela administração.

Ao ser questionado sobre a natureza da Ongoing, António Costa fez questão de acentuar que os gestores “não são pára-quedistas na Comunicação Social”.

Reiterou que a notícia que o DE publicou sobre o interesse da empresa espanhola Telefónica na Prisa “foi apenas jornalístico”.

In: JN

18 de fevereiro de 2010

Plenário de Militantes Federação PS Porto

No próximo Sábado, a JS Lousada estará presente na recepção ao Secretário-Geral do Partido Socialista no Porto bem como no plenário com os militantes que se realiza às 16.30h no Palácio da Alfândega. A concelhia de Lousada do PS disponibiliza autocarro para a deslocação.

Deixem-se de MeNtIrAs!

Dizem-nos que o tempo médio de espera na CRCPCOM de Lousada nunca é maior que 25 minutos em média. Só quem lá nunca foi o pode dizer...
A JS Lousada alertará, mediante o envio de uma carta aberta, o Conselho Técnico e o Presidente do IRN, I.P. para o facto de esta situação não corresponder, de todo, à verdade.
Trata-se de um Instituto Público na alçada do Ministério da Justiça conforme refere o Decreto-Lei n.º 129/2007, de 27 de Abril.

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/said/1/tme/downloadFile/file/MAPA_TME.pdf?nocache=1259334134.94

Controlo...


Será que não existe actualmente uma tentativa de condicionamento da Comunicação Social por parte dos partidos da oposição, para passarem a ideia de que o PM José Sócrates "tentou controlar" a Comunicação Social?

17 de fevereiro de 2010

Frases...


«Não houve nenhuma interferência de José Sócrates na compra da TVI. Ninguém vai gastar 150 milhões de euros para calar uma senhora»

«Não é a comunicação social que demite Governos»

José Lello

16 de fevereiro de 2010

Pressentimento

Palpita-me que vem aí contra-ataque "Socrático"... e em força!


Esperemos para ver...

Abrupto

Subitamente e sem qualquer tipo de explicação, a confusão institucional lançada pelo jornal "Sol" acerca do caso Face Oculta, sofreu uma diminuição... abrupta.

Será que tudo isto se deve ao suposto envolvimento do antigo PM - Pedro Santana Lopes?

O tal projecto "faraónico".


Mais uma má notica para a oposição lousadense.

Uma das obras do "Projecto Faraónico" (tal como foi apelidado pela Coligação Lousada Viva), é neste momento, o local de estágio de várias equipas estrangeiras.

"O Estádio Municipal de Hóquei de Lousada recebe durante este mês várias equipas nacionais e internacionais, no âmbito de estágios e jogos oficiais. Entre os dias 14 e 16, de domingo a terça-feira, os alunos de um colégio inglês vai ter cerca de 40 atletas a treinar no Complexo Desportivo.

Os seis jogos vão ser disputados com a Associação Desportiva de Lousada (ADL) a Juventude Hóquei Clube (JHC) e a selecção municipal, constituída por jogadores de ambas as equipas locais.

Os jogos vão ter lugar pelas 19h00 e pelas 20h30. No dia 14, domingo, com a JHC, no dia 15, com a ADL e no dia 16 com a selecção municipal. Na quarta-feira, dia 17, a equipa feminina de Dordrecht, Holanda, chega a Lousada para um estágio que se prolonga até dia 21. A equipa, constituída por 18 elementos, vai defrontar a formação da ADL, no dia 18, pelas 19h00, e a Selecção Nacional, nos dias 20 e 21, sábado e domingo, pelas 17h00 e 11h00 respectivamente.

O evento desportivo seguinte é protagonizado pelo clube HBS, através da presença das equipas seniores, feminina e masculina, num total de 37 atletas, entre os dias 22 e 26, Lousada recebe, entre os dias 26 e 28, o campeonato europeu "Euro Hóquei Indoor Club Champions Trophy Woman 2010", promovido pela ADL".

in: Jornal de Lousada

Nota: Tentem-se informar sobre a quantidade e qualidade dos campos de hóquei existentes em Inglaterra e na Holanda, e pensem no porquê destas equipas virem até Lousada.
Apenas digo que a Inglaterra é a actual campeã europeia de Hóquei e a Holanda é o país com o campeonato mais competitivo do mundo.

15 de fevereiro de 2010

Os Paladinos da Verdade


O "jornal da verdade" arrumou com o coordenador da sua edição em Angola!


Coordenador do Sol em Luanda afastado.

"Mário de Carvalho, jornalista português contratado para coordenar a delegação do Sol, em Luanda, demitiu-se – aparentemente por considerar diminuta a liberdade editorial de que dispunha. Por imposição dos accionistas angolanos que controlam a empresa, foi substituído pelo jornalista Luis Costa Branco (ex-SIC), casado com a manequim Nayma Mingas. A delegação do Sol, em cuja instalação terão sido investidos cerca de USD 5 milhões, situa-se na Torre Escom, ocupando um andar com cerca de 500 m2."

in Africa Monitor nº 445

Sócrates reúne partido para um regresso em força

O líder do PS, José Sócrates, vai estar presente nos próximos dias em várias reuniões de carácter partidário, tendo convocado para quarta feira uma reunião do Secretariado e para sábado de manhã uma reunião da Comissão Nacional.

Fonte partidária referiu à agência Lusa que as próximas semanas serão marcadas "por um regresso em força do secretário geral do PS".

"Aprovado na generalidade o Orçamento do Estado para 2010 e numa fase em que o Programa de Estabilidade e Crescimento se encontra em preparação, esta foi a altura considerada mais adequada para reunir os órgãos partidários", justificou.

O Secretariado Nacional é o órgão de direcção restrito do partido, enquanto a Comissão Nacional é o órgão máximo partidário entre congressos.

A mesma fonte acrescentou que José Sócrates, depois da Comissão Nacional do PS (que reunirá em Lisboa) estará também sábado à tarde, no Porto, numa reunião geral de militantes e no dia 20 de Março num Fórum Novas Fronteiras.

in: JN

13 de fevereiro de 2010

Futurologia


Deixem-me fazer futurologia...

Antes do Congresso do PSD:

- Aguiar-Branco: "Contribuir para a queda do Governo não é interpretar o interesse nacional."
- Paulo Rangel: "Governo não se deve demitir"
- Passos Coelho: "O PM tem que clarificar a situação e governar"

Depois do Congresso do PSD:

- Líder Eleito: "Governo deve-se demitir"; "Pedimos a intervenção do Sr. Presidente da República"; "É do interesse nacional que o Governo se demita"; "O PM tem que sair".
____

Paulo Portas e o CDS-PP irão continuar caladinhos, porque actualmente têm uma excelente representação em termos de número de deputados na Assembleia da República.

____

O PS já propôs, e muito bem, que a oposição lance uma Moção de Censura ao Governo!
A oposição rejeitou... quem diria!

12 de fevereiro de 2010

Quem diria...

A Assembleia Legislativa da Madeira rejeitou, com os votos da maioria social-democrata, a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito para a análise e responsabilização política dos termos de endividamento ”ilegal e irracional” da região.

Esta iniciativa do PS, que obteve votos a favor de todos os restantes partidos de oposição, visava também avaliar as consequências efectivas do endividamento para o orçamento regional e gerações futuras, os efeitos desse “excessivo” endividamento na capacidade governativa e na economia e o efeito do endividamento no empobrecimento dos madeirenses.

O PS-Madeira recorda que a dívida da Madeira tem aumentado a um ritmo alucinante, mesmo tendo o privilégio de ser das regiões mais ricas da Europa e com mais subsidios.

in: Público

11 de fevereiro de 2010

Verdadeiros Partidos da Oposição 2

Não há muito mais a dizer. É o Jornal dos casos semanais, o "Independente" dos tempos modernos. Mas desta vez ligado sabe-se lá a quem!

10 de fevereiro de 2010

O TGV do PSD


A oposição é contra o TGV, dizem que é mau para o país, principalmente numa altura como esta. O PSD surge como um dos principais críticos à sua construção.

Por seu turno, o PS quer a inovação que o TGV trará, quer modernizar e apostar no investimento público para erguer a economia!

Aqui surge sempre a dúvida do mais comum dos cidadãos! Valerá a pena os milhões gastos?

No meio de tudo isto, é notório que o PS tem que cumprir com as promessas de outros que, esses sim, são os responsáveis por esta obra na sua génese.

Sim, para os que não sabem, o TGV foi contractualizado durante o governo PSD. Mais, este projecto do TGV previa a inclusão de muitas mais vias do que as actuais, e tinha como meta, a conclusão dos troços em 2009 e 2010!!!

O Governo PSD até contractualizou o itinerário Faro - Huelva!?!?!?

Para todos aqueles que têm memória curta, lembrem-se do que defenderam, e pior de tudo contractualizaram. Esta proposta do governo PSD, era sim, um projecto faraónico! Este é um termo muito usado pelo laranjismo!

Agora, cumpre ao PS, tentar retirar o máximo proveito deste projecto, alterando-o e inovando. Tal como foi feito pelo executivo de José Sócrates.

Para além disso, é necessário relembrar que, se Portugal não construir o TGV, as penalizações serão avultadas, porque não cumprimos com o prometido aos nuestros hermanos...

O incumprimento de um contrato é algo mais caro que o próprio TGV!
E Espanha está de olho em nós...

O Populismo de Portas


Paulo Portas provocou José Sócrates no Parlamento questionando-o se este estaria disposto a "tocar no seu próprio salário, no salário dos ministros, dos deputados, do Presidente da República, dos presidentes de câmara, nos Governos regionais, dos gestores públicos, dos dirigentes dos institutos públicos? E de abdicarmos todos do 13º mês".

José Sócrates, acusou Paulo Portas de apresentar uma proposta demagógica e populista mas afirmou: "Se
acha que essa proposta deve ser apresentada, pela minha parte acolho-a. Não me importo nada de reduzir o meu salário, embora diga que não a proponho porque não resolve nada. Mas se insiste em ganhar uns votos e uma certa popularidade, certamente não contará com a minha oposição a isso. Terei o maior gosto em contribuir com o meu 13º mês para que este esforço se possa fazer".

Vejamos... Se executassem essa medida (à qual concordo), a poupança para o Estado seria cerca de 6 milhões de euros/ano.

O mais curioso é que, ou é de mim, ou Paulo Portas na semana passada, votou a favor uma lei que penaliza o Estado em 150 MILHÕES de Euros por Ano?

O rebuliço mantém-se...


Agora já percebi o porquê do Dr. Paulo Rangel ter dito o que disse no Parlamento Europeu acerca do Governo Português. Foi o lançamento da sua primeira pedra para, a agora oficializada, candidatura à liderança do PSD. Soltou-se o Grito do Ipiranga, deste militante que demonstrou agora estar presente para o combate ao Zé, Sempre em Pé (o mesmo Zé que não satisfaz a vontade de alguns, a de desistir).

É uma atitude sensata, a do Dr. Mãozinhas (apelido que julgo ter surgido nos meandros do PSD). O PS deve estar a dar vivas de contentamento.
O Folclore laranjista continua e continuará ao rubro com as suas lutas internas, sedentas de protagonismo.

Passista ao ataque, Marcelistas em sentido!!!!

PS: Ou é de mim, ou foi este senhor que disse que só morrendo é que sairia do Parlamento Europeu?

Estágios Profissionais - Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal, estando naturalmente atento à temática da inserção na vida activa de jovens qualificados, pretende promover oportunidades de formação e desempenho profissional em contexto real de trabalho, em determinadas áreas funcionais do organismo, tendo para esse efeito criado um Programa de Estágios Profissionais, remunerados, destinado ao acolhimento, na instituição, de jovens licenciados, pós-graduados ou mestrandos que apresentamos seguidamente.

Requisitos de candidatura:

Nacionalidade portuguesa ou de qualquer outra Estado-Membro da União Europeia; Idade não superior a trinta anos, sendo aceites inscrições de candidatos que no ano de candidatura completem trinta anos; Grau de licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento, nas áreas de formação identificadas; Período não superior a 1 ano, entre a data de conclusão da formação académica e a data de início da edição do Programa de Estágio.

A selecção dos candidatos admitidos será promovida segundo aos seguintes métodos de selecção: Avaliação curricular e Entrevista profissional de selecção.

Duração do estágio: 12 meses

Formalização da candidatura:
Todos os candidatos deverão apresentar os seguintes elementos:
• Carta de motivação
• Curriculum Vitae detalhado
• Certificado de Habilitações Literárias
• Certificados de Formação Profissional Relevantes
• Cópia de Bilhete de Identidade
• Cópia de Cartão de Contribuinte

As candidaturas devem ser remetidas, acompanhadas da documentação acima referida, para o seguinte endereço de correio electrónico: estagios@turismodeportugal.pt.

Data Limite para formalização de candidatura: 19 de Fevereiro de 2010.

São excluídas as candidaturas enviadas fora do prazo definido.

Informações complementares: solicitar através do endereço electrónico sonia.silva@turismodeportugal.pt ou pelo telefone 211 140 200.

Licenciados em:

- Ciências da Comunicação;
- Relações Públicas;
- Marketing;
- Engenharia do Ambiente;
- Gestão Faculdade de Economia;
- Engenharia Civil;
- Direito;
- Gestão;

Granadeiro 'iliba' Sócrates no negócio PT/TVI


O presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro, garantiu ontem que nunca recebeu qualquer indi- cação do Governo para a compra da TVI. "Não tenho de confirmar as declarações do primeiro- -ministro, não sou notário do primeiro-ministro, nem da democracia. Reitero apenas que não recebi nenhuma indicação, quer directa, quer indirecta, do primeiro-ministro ou do ministro das Obras Públicas", disse ao DN Henrique Granadeiro.

O administrador da PT garante: "A decisão que nós tomámos, e que foi comunicada ao mercado, foi tomada única e exclusivamente por motivos de oportunidade de negócio. Quando a possibilidade se desfez, porque não chegámos a acordo, comunicámos ao mercado através da CMVM." Antes disso a informação já tinha sido dada a José Sócrates "e ao ministro das Obras Públicas porque seria descortesia saberem pelo site da CMVM", explica Granadeiro.

O chairman da PT descarta que o Governo alguma vez tenha sugerido a compra da TVI. "A iniciativa foi minha, a decisão de equacionar o negócio e depois de não o concretizar foi tomada por mim e pelo CEO da PT (Zeinal Bava)", explica.

in: DN

Debate Orçamento de Estado

Ouvi com atenção todo o debate sobre o Orçamento de Estado. Duarte Cordeiro interpelou, e muito bem, o PM sobre as questões da Juventude. Onde andam os outros deputados Jotas das demais bancadas? No Porco no Espeto???

Como diz o Quim

O Quim diz que a actividade internauta nos conta muita coisa... E que tal é aferido por critérios que vão desde a constância da presença até à dimensão da qualidade do que ali se faz.
Desculpem lá qualquer coisinha mas, depois da eleição do Cristóvão, não pude deixar de reparar na pessoa que actualizou (uma das primeiras vezes) o site da JSD Lousada. "É simples como mudar de posto na Telefonia".

Verdadeiros Partidos da Oposição 1

Mário Nogueira é o líder de um dos maiores partidos da oposição, a FENPROF. Logo após as manifestações e acordo sobre a progressão nas carreiras e avaliação dos professores (que cria mais uma excepção à regra na Função Pública!) o dirigente afirmou que a luta não acabou... Os professores trabalham muitas horas! Sem dúvida!...

9 de fevereiro de 2010

Bin Laden, Al-Qaeda e João Jardim!


Surgiu o boato, dizendo que a Al-Qaeda está a pensar seriamente em contratar Alberto João Jardim (AJJ) para os seus quadros, como forma de combater a crise financeira desta organização terrorista.

Bin Laden diz que AJJ é o único homem capaz de resgatar milhões de euros numa altura crítica como esta, causando por seu lado, um elevado número de baixas nos infiéis do Continente.

O Lider da Organização Terrorista Islâmica, reconheceu também, que nem ele próprio era capaz de montar um plano tão ruinoso, como a oposição conseguiu com a aprovação da Lei das Finanças Regionais.

Previne-te!

Porque há dias em que custa saber que os nossos amigos vão andar medicados toda a "vida" e, graças a jurisprudência mal construída, provavelmente, nem terão emprego...

A SIDA é uma doença real e, ao contrário do que se pensa, em Portugal os índices não têm baixado...

Comparações de Portugal com a Grécia são simplistas


Portugal tem um ‘rating' superior ao grego e isso deveria bastar para os mercados perceberem que o grau de risco dos dois países é diferente. Quem o diz é Brian Coulton, o director executivo da Fitch Ratings.

"Cortar despesa será provavelmente a área mais óbvia que vai necessitar de mais ajustamentos".

"O congelamento dos salários é uma medida bastante concreta que vai gerar algumas poupanças e será fácil de ver como vai afectar o resultado do défice. E nesse sentido é positivo".

"O ‘rating' reflecte as nossas preocupações, caso contrário Portugal não teria um ‘outlook' negativo. Mas o ‘rating' de Portugal é significativamente mais elevado do que o da Grécia, é um AA enquanto a Grécia é um BB+, penso que muitas das comparações que têm sido feitas são demasiado simplistas".

in: Económico

PIGS or STUPID? 2

Portugal, como referi num artigo no Jornal TVS, estava no grupo com o acrónimo (atribuído pelos "mercados financeiros") PIGS... Agora passou para os STUPID!
Onde é que estas brincadeiras vão parar...

Portugal Português

Onde é que eu já vi um país que foi assim até surgir a ASAE, etc...

Escutas 5

Francisco Assis : " “Primeiro-ministro não tem de prestar nenhum esclarecimento” (DE)
O líder parlamentar socialista considera que “nenhum primeiro-ministro estaria disposto a dar esclarecimentos” sobre “insinuações” que têm por base a violação do segredo de justiça." sapo.pt

Escutas 4

A LEI DO ESCUTA!

Escutas 3

Decidi apostar como esta história toda não passa de divertimento político da oposição... Vou ganhar! Só ela é que perde!...

Escutas 2

Ups!

Consegui identificar os dois problemas do Segredo de Justiça: o segredo e a justiça!

8 de fevereiro de 2010

Escutas 1

Quim Rapaz: "Ó Maria, já viste isto? Atão não é que o meu pai me disse que o primo da nossa vizinha que é sobrinho de uma senhora da alta sociedade lisboeta disse que ela ouviu dois senhores a dizer que o Sócrates queria controlar a TVI?"
Maria Rapariga: "Mas isso é um escândalo!!!"
Quim Rapaz: "Eu também acho... Por isso é que lhe disse para ela falar com o tio do nosso enteado do Alentejo para ele meter uma cunha no Jornal X para isto vir à baila... ela é tramada nestas coisas!!!"
Maria Rapariga: "Isso é que era para esses tipos verem o que é bom para a tosse... Já agora, não podes dizer à tua tia que conhece o filho do Zé Manel, para ver se ela me arranja um empregozinho na Empresa Y? Já estou farta de estar sentada na secretária e só ganhar 4 mil Euros!!!"
Quim Rapaz: "Claro que sim Mariazinha!!! Vou tratar disso... Olha, vou ver o futebol. Beijinho"
Maria Rapariga: "Xauzes... E não te esqueças de mim... Bjinhos"

[Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência!!!]

JS Lousada presente no jantar de homenagem a Nuno Araújo


A JS Lousada esteve representada no jantar de despedida do ex-presidente da Federação da JS Porto.

Nuno Araújo, actualmente deputado do PS na Assembleia da República, teve uma merecida festa de despedida, face ao excelente percurso que fez na estrutura da Juventude Socialista.

Estiveram presentes no jantar em Penafiel, a ex-presidente da JS Lousada - Carla Dias, o Vice-Presidente da Estrutura, Tiago Cunha e, pelo Secretariado, Nélson Oliveira e Sara Pereira). Pedro Mendes, militante da JS Lousada, também esteve presente.

A JS Lousada aproveita ainda para desejar as maiores felicidades ao Camarada Nuno Araújo!

Ouvindo

Estou a ouvir Science of Things dos Bush. Alguém para uma Spacetravel?

[They're burning the tenements | Topless progressive thinking | Political holes | Got six but pray for seven

My future lies | In space travel | She's coming over me | I employ spies | To stroll the gravel | They never want to leave
The future lies | The future lies | Scared of the government scared of the government.]

7 de fevereiro de 2010

Frases para a oposição ter em conta...

Como a "grande maioria da minoria" dos membros da Coligação Lousada-Viva estiveram ausentes na assinatura do Contrato Programa do Plano de Manutenção e Reparação da Rede Viária Municipal do concelho de Lousada, passamos a salientar algumas frases do Exmo. Secretário de Estado da Administração Local:

"A CM de Lousada faz uma gestão rigorosa em termos financeiros."

“Lousada tem níveis de endividamento notáveis que lhe permite ter meios para este tipo de obras”

"Este acordo só foi possível com a participação monetária da CML, sendo um sinal claro da excelente gestão financeira."

"Lousada é um bom exemplo para o país."

Dr. José Junqueiro - Secretário de Estado da Administração Local.

PS: Achei extremamente curioso o facto do vídeo publicado pela Lousada TV mencionar tudo o que se passou na cerimónia, excepto estas frases do Sr. Secretário de Estado. Quanto a mim, são bem mais importantes para a opinião pública da população de Lousada.

Assim, os Lousadenses teriam conhecimento da confirmação oficial por parte do poder central, da consciente e excelente gestão financeira da autarquia socialista.

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa - Membro da JS Lousada Eleito


No passado sábado, dia 6 de Fevereiro, tomaram posse em Penafiel os novos membros da Assembleia Intermunicipal do Tãmega e Sousa.

Destacamos a tomada de posse de Nélson Oliveira, que tornou-se o primeiro militante da JS Lousada neste órgão que engloba os concelhos do Vale do Sousa e do Tâmega. Por seu lado é também o elemento mais jovem de toda a Assembleia Intermunicipal.

Rui Magalhães e Dora Rocha, são os restantes representantes do PS Lousada.

6 de fevereiro de 2010