O Banco de Portugal, no boletim de Verão, revê em alta o crescimento económico em Portugal. Segundo o Primeiro-Ministro esta é uma boa notícia, mostrando que o país está "no bom caminho, com as contas públicas em ordem como factor de crescimento" acrescentando "o relatório confirma a recuperação da economia portuguesa e a melhor saúde, comparando com há um e dois anos".
No documento hoje apresentado pelo Banco de Portugal a previsão de crescimento para o presente ano mantem-se nos 1,8%, e revê em alta para o próximo ano em 1 décima percentual, passando a valer a previsão 2,2%. pode ler-se no Boletim "Após o fraco crescimento registado em 2005 (0.5 por cento), estima-se que o Produto Interno Bruto(PIB) tenha crescido 1.3 por cento em 2006, projectando-se uma aceleração para 1.8 e 2.2 por cento em 2007 e 2008, respectivamente".
Apesar disto, o Banco de Portugal aconselha o Executivo a manter a contenção orçamental e defende as alterações no mercado de trabalho, que podendo implicar custos imediatos trarão vantagem a longo prazo. Assim "O crescimento da actividade económica não deverá ainda permitir o reinício do processo de convergência real em relação à área do euro, o qual foi interrompido no início da década. No entanto, a actual projecção aponta para um crescimento do PIB próximo do da área do euro no final do horizonte de previsão" lê-se no Boletim.
Fonte: Jornal Publico
Sem comentários:
Enviar um comentário