12 de julho de 2007

Portugal antecipa meta europeia

Manuel Pinho, Ministro da Economia, anunciou hoje que Portugal deverá atingir a meta de produção de energias renováveis/limpas proposto pela União Europaia em três anos, antecipando assim em 10 anos as metas ambientais da Comunidade.
Hoje a produção serve 17% das necessidades energéticas de Portugal, esperando-se que em 2010 atinja os 20%, ou seja, enquanto 35% da energia eléctrica, actualmente, é produzida de forma "limpa" no prazo de 3 anos esse número corresponderá a 45%.
"O Governo espera também que os biocombustíveis utilizados nos transportes atinjam 10% do consumo dos combustíveis rodoviários e fazer com que entre 5% a 10% do carvão utilizado nas centrais eléctricas seja substituído por biomassa ou resíduos.Juntamente com a evolução na energia eólica e hídrica, Portugal deverá alcançar os 20% de energia renovável no consumo energético em 2010." Pode ler-se no Jornal de Notícias na edição on-line.
Estes dados foram divulgados no seminário "Renewables 2020 towards 20", onde o ministro admitiu que Portugal faz parte de um grupo restrito de países com metas ambiciosas, com grande aposta nas energias renováveis.


Fonte: Jornal de Noticias Edição on-line

Sem comentários: