6 de novembro de 2010

Lousada e o serviço público de leitura


A Biblioteca Municipal de Lousada tem vindo a registar uma notável actividade na promoção da leitura, com ofertas marcadas por grande originalidade e dinamismo.

No sector externo cultural e educacional o apoio presencial, a nível técnico, nas 18 bibliotecas escolares concelhias constitui uma forma de intervenção única. Para além da integração na rede de bibliotecas escolares, é assegurado o tratamento documental das colecções existentes, desde os jardins-de-infância à Secundária.

Uma das originalidades deste serviço radica-se no facto de não representar uma atribuição da Biblioteca Municipal, cuja responsabilidade, neste âmbito, se restringe aos estabelecimentos do 1º ciclo, mas cuja perspectiva abrangente permitiu unificar procedimentos e coordenar iniciativas em todos os níveis de ensino.

A dinamização dos espaços surge integrada no projecto anual de leitura. Duas técnicas – de animação sociocultural e de educação de infância – trabalham directamente com os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade em competências de literacias da informação, num processo metodológico articulado com os professores titulares de turma, cuja colaboração e empenhamento merecem, também, ser enaltecidos.

Este envolvimento ganhou, recentemente, novos territórios de intervenção, com destaque para turmas do Centro de Novas Oportunidades e a grupos do Movimento Sénior.

A circulação do Bibliomóvel, vocacionado para educação pré-escolar e 1º ciclo, surge como outra das referências na oferta de leitura pública, permitindo à população jovem, sobretudo à residente nas freguesias mais afastadas do centro urbano, o acesso a fundos documentais permanentemente renovados.

Por outro lado, os Biblioespaços afirmam-se como de grande eficiência e utilidade. Trata-se de um conjunto de espécies documentais distribuído por cafés, associações culturais, cabeleireiros, restaurantes e Piscinas Municipais, de forma a fomentar a maior proximidade entre o livro e potenciais leitores.

O serviço, com acervo mensalmente renovado, prevê o sistema de empréstimo, funcionando, na prática, como extensão da própria Biblioteca Municipal.

Outra das conquistas cuja importância merece ser sublinhada foi a aprovação, pela Fundação Calouste Gulbenkian, do projecto de promoção da leitura desenvolvido nos jardins-de-infância, validando, assim, um trabalho altamente meritório.

Aliás, a coordenação do trabalho, desenvolvida no seio da Rede Concelhia de Bibliotecas, exprime o envolvimento de diferentes parceiros numa causa comum.

Por outro lado, a dinâmica das bibliotecas escolares encontra-se bem patente não apenas nas actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo, como, igualmente, no facto, de, algumas delas, terem funcionado durante as férias de Verão.

Mas, nas instalações da Biblioteca Municipal, a animação cultural não tem sido esquecida. Desde acções de formação e projectos de itinerância da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, até acções de sensibilização, ateliês e “workshops”, passando por lançamentos de livros, sessões de poesia, exposições, concertos e debates, o programa oferece, mensalmente, um leque de propostas, cuja adesão de público tem sido francamente motivadora.

Portanto, Lousada, um Município com uma oferta cultural múltipla e diversificada, encontra no serviço de promoção da leitura um testemunho eloquente de uma aposta estrutural para a elevação das competências literácicas da nossa população, ajudando, assim, a debelar uma das principais fragilidades da região.

in: Verdadeiro Olhar (Eduardo Vilar)

Sem comentários: