22 de outubro de 2010

Os Lousadenses não entendem o PSD Lousada


"Lodares: da boa gestão ao desperdício"

"O PSD de Lousada habituou-nos, ultimamente, a visitas pelo concelho.

Não são visitas quaisquer: é um périplo com um guião pré-definido, com conclusões já registadas e uma vontade de protagonismo político para umas eleições ainda longe do horizonte.

Não são os problemas dos Lousadenses que o movem, mas a expectativa de chegar ao poder, recorrendo a uma campanha derrotista e maldizente, cumprindo um manual de bota-abaixo, numa altura em que a população mais precisa de motivos de confiança, sinais de esperança e da força do optimismo.

No entanto, o que vemos no PSD/ Lousada é uma atitude pessimista, destrutiva e lamurienta, brindando, desta vez, Lodares, curiosamente uma das freguesias que mais evoluíram, exactamente a partir do momento em que o PSD perdeu a autarquia local.

Afirma, sem problemas de linguagem, que a Câmara gastou 200 mil euros nas obras da escola. É mentira.

No entanto, muito mais grave que a atoarda, é o raciocínio de uma oposição que critica indiscriminadamente, sem coerência, nem racionalidade.

É bom lembrar, quando a Câmara decidiu executar as obras, aquilo que o PSD defendia: deixar a escola como estava e construir um centro escolar de raiz.

O problema é que um equipamento daquela natureza não se constrói em duas semanas. Obriga a desbloquear terrenos, a elaborar projectos, a organizar candidaturas; obriga a prazos, a aprovações, a financiamentos. Ou seja, o PSD defendia que as crianças de Lodares deveriam continuar, durante vários anos, a amargar numa escola velha, degradada e com más condições, sem possibilidades de terem acesso a actividades de enriquecimento curricular e que as famílias deveriam ser discriminadas em relação às das restantes freguesias.

Mas a Câmara não entendeu assim. Por uma razão de justiça, de desenvolvimento e de respeito para com os alunos, os professores e as famílias. Por isso, as obras foram executadas, conferindo mais dignidade ao estabelecimento, ao mesmo tempo que era instalado um contentor para a componente de apoio à família ser cumprido.

Decorrido este tempo, e cumpridas todas as formalidades legais e assegurado o financiamento necessário, estamos, agora sim, em condições de avançar para a construção de uma escola nova.

Eis que, estranhamente, o PSD volta a estar contra! E refugia-se neste critério incompreensível: já que as crianças de Lodares tiveram obras na escola, já não precisam de um centro escolar! Mais uma vez, o PSD quer penalizar os mesmos, apesar de as obras realizadas terem sido um remedeio, uma solução provisória, até ser encontrada a resposta definitiva, que, desde o início, esteve pensada.

Mais ainda: o PSD aprovou, na Assembleia Municipal, a Carta Educativa, que previa, exactamente, um Centro Escolar em Lodares! Por que mudou de opinião? Que tem contra as crianças e as famílias desta freguesia?

Se o preocupa o investimento feito, haverá soluções quando a actual escola ficar devoluta, como, aliás, tem sido prática noutras freguesias do concelho em situações semelhantes. Poderá haver centro de convívio para idosos, creche, acordos com instituições de solidariedade social ou instalações de apoio às associações.

Portanto, é lamentável fazer desta questão uma diatribe revanchista e, demagogicamente, falar em desperdício.

Desperdício, sim, é o PSD insistir na sua cruzada derrotista quando poderia dar contributos sérios e credíveis para ajudar o concelho e as suas famílias a ultrapassarem as graves dificuldades que, infelizmente, estão a sentir."

por: Eduardo Vilar (Vereador da CML); in: TVS

Sem comentários: