24 de setembro de 2010

Obras na Vila de Lousada

Quando, há algumas semanas, as retroescavadoras começaram a abrir as primeiras valas, estava dado início à profunda remodelação do centro urbano de Lousada.

Para já, trata-se de obras preliminares – instalação do sistema de gás, substituição da conduta de abastecimento de água e outras infra-estruturas básicas – de um ambicioso processo de modernização, visando tornar a Vila ainda mais atractiva, acolhedora e funcional.

Arrancarão, depois, as empreitadas de requalificação. Da reconfiguração dos arruamentos principais à criação de espaços pedonais, da instalação de mobiliário urbano à renovação do sistema de iluminação pública e da afirmação do Monte Senhor dos Aflitos à construção do Parque Urbano perpassa uma política de identificação e proximidade entre população e o território.

Aliás, no tocante ao Parque Urbano, importa, também, salientar o início da construção do novo estádio municipal, dentro do perímetro do Complexo Desportivo. Um empreendimento orçado em um milhão e cem mil euros, a fim de estar concluído durante o segundo semestre do próximo ano, que possibilitará, depois, a demolição do actual Estádio, assim como do campo de treinos e dos campos de ténis, para permitir a reconversão daquela zona como porta de entrada do futuro Parque Urbano.

Nesta área residirá, de facto, uma das principais apostas do actual executivo camarário, enquanto espaço lúdico e de convivialidade, com edifício de apoio, bares, esplanadas, centro de interpretação ambiental e parque infantil.

No entanto, a reconfiguração da Vila e a construção do Parque Urbano constituem duas faces da mesma moeda, que se prolongam e completam mutuamente, delineando um projecto concebido para a dignificação da Vila e do concelho, fomentando as relações económicas e sociais e proporcionando um significativo acréscimo das condições de mobilidade, qualidade de vida e de melhores equipamentos a todos os que aqui residem ou nos visitam.

Em Lousada, com racionalidade, ponderação e bom senso, continuam a ser estabelecidas prioridades decisivas e a serem dados passos muito importantes para garantir um futuro promissor. Apesar das dificuldades. Mas com toda a confiança!

in: Verdadeiro Olhar

Sem comentários: