14 de setembro de 2010

Mais contradições


PP Coelho já nos habituou à sua mudança constante de discurso. Agora pretende que as escolas públicas e privadas sejam ambas pagas pelo Estado.

"O que nós queremos é que o Estado garanta a todos os portugueses que esse bem público seja fornecido, quer dizer, que as pessoas possam aceder ao ensino e a um ensino de qualidade: umas vezes será em escolas da própria rede estatal, outras vezes pode ser em escolas que não sejam da rede estatal, mas que estejam inseridas numa rede de ensino público. O que é que isto quer dizer? Que seja o Estado a responsabilizar-se pelo financiamento dessas escolas" in: Público

Realmente, esta sim, é uma excelente ideia. Tal como o M. Abrantes diz, para quem quer reduzir a despesa pública, é muito estranho querer colocar o "Estado Português a pagar os colégios privados".

Quanto às questões de desigualdade, já nem é bom falar. Seria sensato questionar PPC acerca dos critérios de admissão de alunos nos colégios privados (esses mesmo que ele pretende que seja o Estado a suportar as despesas). As crianças dos meios mais desfavorecidos podem recorrer a estes estabelecimentos de ensino sob forma gratuita?

Para terminar... mais incoerências:

"O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que "o PSD defende, em bens sociais tão importantes como a educação, como a saúde, sistemas que sejam universais e que sejam gerais" 13 de Setembro de 2010

"Eu concordo com este princípio de acabar com a universalidade na área da saúde e não só" 23 de Maio de 2008

Quanto a nós, continuamos por cá assistindo a isto.

Sem comentários: