15 de setembro de 2010

CENTROS ESCOLARES, EB 2,3 E SECUNDÁRIA


O ano lectivo que agora principia ficará assinalado, em Lousada, pela abertura de mais cinco novos centros escolares, confirmando, assim, a especial sensibilidade da autarquia no tocante à aposta na qualidade do ensino básico e pré-escolar.

São quase seis milhões de euros, distribuídos pelas freguesias de Lustosa, Macieira, Santo Estêvão, Torno e Vilar do Torno e Alentém na criação de infra-estruturas modernas e atractivas, dotadas de recursos para responder às novas exigências do processo de ensino-aprendizagem e preparadas para darem um contributo substantivo na promoção do sucesso escolar e do desenvolvimento físico, psicomotor, afectivo e social das nossas crianças.

Os novos centros escolares vêm, também, substituir instalações que já não respondiam às necessidades basilares e, no caso de Torno e Vilar do Torno, aglutinam as duas escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância existentes em cada uma das freguesias. Por conseguinte, não poderemos falar propriamente em encerramento de estabelecimentos, mas em respostas apropriadas às características e dimensão de cada comunidade – e, aliás, perfeitamente entendível e defendido pelas populações.

De resto, continuamos a acreditar que o ensino de proximidade é a solução mais adequada, embora sejam atendíveis razões demográficas, económicas e pedagógicas inviabilizadoras de um pólo educativo em cada freguesia, situação que, no concelho, felizmente, ainda não ocorreu.

Entretanto, o Gabinete de Estatística e Planeamento do Ministério da Educação já emitiu parecer favorável para a construção de novos edifícios em Caíde de Rei, Casais, Cristelos e Meinedo, pelo que, a curto prazo, as empreitadas serão postas a concurso.

Por sua vez, o centro escolar de Lodares encontra-se em fase de elaboração de projecto, enquanto para as freguesias de Nespereira e de Sousela estão a ser realizadas diligências tendo em vista a aquisição de terrenos. Tudo processos que queremos ver concluídos proximamente.

Mas o novo ano lectivo não encontrará apenas novidades no que ao pré-escolar e 1º ciclo diz respeito: a construção da EB 2,3 de Nogueira avança em bom ritmo e as obras de remodelação da Escola Secundária prosseguem, igualmente, em bom andamento, a fim de alunos, professores e funcionários, provavelmente durante o 2º período, poderem desfrutar de um equipamento de vanguarda.

Por conseguinte, apesar dos condicionalismos provocados pela grave crise económica e financeira que o país atravessa, no concelho de Lousada continuam ser a ser executadas infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento local.

2 comentários:

iudex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iudex disse...

De facto tem sido levado a cabo um trabalho notável a que eu e muitos jovens temos tido o privilégio de assistir e usufruir. Se a educação é a base para uma sociedade mais qualificada, atenta, empreendedora e moderna estamos, sem dúvida, no bom caminho.