19 de abril de 2010

Complexo Social de Macieira

O Complexo Social de Macieira deverá ficar concluído este ano: Orçamento de 593 mil euros, com comparticipação da Segurança Social em 175 mil euros Segundo Alberto de Sousa, Presidente da Junta de Macieira e também responsável pela instituição Complexo Social de Lousada, os impasses verificados na condução da obra obrigaram a que o prazo de conclusão da mesma não tivesse sido cumprido em tempo útil.

"Por atrasos do empreiteiro ainda não foi possível concluir a obra. Recentemente fizemos um ultimato ao responsável pela obra para rescisão do contrato, ou seja, a partir de agora em diante estamos em condições de continuar com a obra, falta apenas finalizar 10% da empreitada, e avançar com uma adjudicação directa", sustentou. Segundo Alberto Sousa o novo equipamento é uma construção de raiz que vai aglutinar todas as valências que já existem e acolher os serviços que se encontram na escola primária.

"Uma das dificuldades que temos são precisamente os custos com os transportes das crianças. Tudo isso é dinheiro e tudo isso tem custos. Quando estiver tudo concentrado, em complexo, as novas instalações terão outra orgânica e outra dinâmica que irão ter repercussões a nível financeiro", defendeu referindo ainda: "Vamos aumentar o número de valências, o ATL irá permanecer com as mesmas vagas, embora o número de pedidos esteja a aumentar …neste momento são 73 mas nas férias irão chegar próximo dos 100 ou seja a nossa capacidade de resposta está muito diminuída. O serviço de apoio ao domicílio que já existe, irá ser reforçado.

Neste momento, temos um acordo para o apoio a 20 utentes em Projecto de Apoio Integrado a Idosos e futuramente contamos ter mais 20 ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES)".

Refira-se que Macieira já dispõe de um movimento sénior na freguesia, espaço da responsabilidade da Associação e conta com a colaboração da Junta de Freguesia que assegura o transporte dos interessados. De acordo com Alberto Sousa o investimento realizado neste equipamento ronda os 592 765 euros, sendo 30% do valor total da obra, ou seja 175 mil euros, foram financiados pela Segurança Social.

"O Centro Paroquial e Social de Macieira tem ao seu encargo cerca de 70% da obra, que é um valor muito elevado. Quero desde já agradecer à Câmara de Lousada que entrou com uma verba de 100 800 euros, o que dá um valor de 2100 euros por mês. Se não fosse esta verba atribuída pelo município já teríamos entrado em ruptura, não teríamos capacidade nem sustentabilidade financeira para manter o projecto", asseverou.
in: TVS

Como podem reparar, a CM Lousada e nomeadamente o executivo socialista não colocam de parte as juntas de freguesia lideradas pelo PSD.
Já não poderemos dizer o mesmo da oposição. Esses apenas propõe obras nas freguesias onde são poder!

Sem comentários: