Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal, afirmou em Berlim que em breve irá editar um estudo sobre o "impacto muito significativo" da reforma da Segurança Social sobre as Finanças Públicas. Esse impacto - como afirmou - "É muito significativo, de acordo com o nosso estudo, o que significa que, com essa reforma de grande alcance, Portugal deixa de estar no grupo dos países da União Europeia com maiores problemas de sustentabilidade das finanças públicas a longo prazo".
Quando questionado sobre a actual situação financeira em relação a anos anteriores, Constâncio foi claro, ao dizer que elas residiam "Nas medidas que foram tomadas em 2005 e 2006 e que nunca foram tomadas antes".
O Governador, referiu-se ainda à importância de controlar o défice Publico, pois só desta forma podemos almejar uma economia sustentada e de sustentablidade, acabando mesmo por utilizar a metáfora do Ministro das Fianças, Teixeira dos Santos, "Temos de conseguir que esta nuvem deixe de pairar sobre a economia Portuguesa".
Fonte: Jornal Publico
Sem comentários:
Enviar um comentário