18 de maio de 2011

O Caso do Coveiro, ou de como anda muita gente a morder na mão que lhe dá pão

Imagem do Filme "The Comedy of Terrors", 1964



A, é funcionário de B na empresa que este detém. A houve uns boatos sobre B e vai dando com a língua nos dentes e, lá pelo meio, mostra a sua indignação, descredibiliza B e chama-lhe os piores palavrões que se possa imaginar. Na sua modesta opinião, de fosse B, o que faria?

a) Imagine agora que A é funcionário público e B é o seu superior hierárquico máximo. Quid Iuris?

b) Imagine agora que era C, um tipo impecável, afável e cliente de B, a quem A esteve 1 hora a falar-lhe da indignação que tem para com B, com insultos e palavrões. Qual a imagem com que ficaria de B e de A?

c) Por momentos coloque-se na pele de B. Gostava de contratar mais empregados como A? Acha que D, E, F, G, ..., AA, ... AAA, ..., accionistas da empresa de B, gostavam que ele tivesse funcionários como A?


Quem quer falar sem ter medo, mude-se! Trabalhe por conta própria, crie a sua empresa, etc. Não queremos que existam pessoas a reprimirem os seus sentimentos e a sua vontade de emitir uma opinião só porque têm medo que o patrão as mande embora. Cada um escolhe o seu caminho. Eu escolhi ter liberdade para falar. E você?

Sem comentários: