Cerca de seis milhões e meio de euros, com financiamento em 80% pela União Europeia, nas freguesias de Santo Estêvão, Lustosa, Vilar do Torno, Torno (Aparecida) e Macieira permitiram aumentar para 70% a taxa de execução da Carta Educativa. O restante encontra-se consignado nas candidaturas aos fundos comunitários, a fim de dotar de instalações renovadas as freguesias de Caíde de Rei, Casais, Cristelos, Lodares, Meinedo, Nespereira e Sousela. Total de investimento previsto: cerca dez milhões de euros.
Enquanto a modernização da Escola Secundária se concluiu no início do ano lectivo, oferecendo condições ímpares, encontra-se praticamente concluída a EB 2,3 de Nogueira, à qual resta apenas a realização do concurso para a aquisição de mobiliário. O valor da empreitada ronda os 5,5 milhões de euros.
Para completar a requalificação do parque escolar fica apenas a faltar a nova EB 2,3 de Lousada com Secundário. A actual Escola, que conta para cima de 30 anos de existência, para além de não proporcionar condições dignas para as novas exigências de ensino-aprendizagem, revela um elevado estado de degradação incompreensível para os dias de hoje. Exactamente no sentido de debelar o problema, a Câmara já procedeu à aquisição dos terrenos para a construção de um novo edifício e prepara-se para iniciar os movimentos de terras.
Se juntarmos à materialização destes empreendimentos o largo conjunto de iniciativas promovidas pela autarquia para um ensino de qualidade, teremos uma imagem representativa da sensibilidade do Município. Uma sensibilidade complementada com um largo espectro de disponibilidades: dos professores e responsáveis dos Agrupamentos às Juntas de Freguesia e Associações de Pais, dos agentes socioculturais às instituições de solidariedade, da Rede Social à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens estende-se um percurso colaborativo confirmado nas parcerias, com resultados frutuosos. Testemunho eloquente de que a educação é uma dinâmica colectiva."
in: Verdadeiro Olhar
Sem comentários:
Enviar um comentário