11 de fevereiro de 2011

Heptacampeonato


A AD de Lousada sagrou-se no passado domingo tetra campeã nacional de hóquei de sala. Foi o sétimo titulo, em oito anos, para o emblema lousadense, que só não fez o pleno porque em 2006/07, não participou deixando o caminho aberto para o Espinho.

Com a federação a voltar atrás nos polémicos castigos aplicados a Marco, Bruno e Hugo Santos (pelo menos quanto ao timimg escolhido) o Lousada justificou todo o seu favoritismo ao vencer todos os encontros da fase final, com goleadas, tal como havia acontecido na fase zonal.

Em Sobrado, Valongo, o Lousada começou a sua participação ao vencer, no sábado, o Sport CP (15-2) e o Lisbon Casuals (8-3).

No domingo, os lousadenses encontraram os principais oponentes (na vertente de campo), O União de Lamas, no jogo das meias-finais. Mas, se no "tapete verde" os lamacenses conseguem rivalizar com a formação de Carlos Tavares, o mesmo não acontece na vertente de sala, sendo que os atuais campeões não tiveram dificuldade em passar à final, com um triunfo por 8-3. Na outra meia-final, a Académico de Espinho também goleou, neste caso os lisboetas do Casuals, por 8-2.

Assim, a final voltou a reunir os dois emblemas com maior número de títulos, na vertente de sala. A Académica de Espinho (9 campeonatos) é, claramente, a única equipa que pode contrariar a hegemonia dos lousadenses. Os espinhenses, conscientes das dificuldades, tentaram surpreender com uma defesa organizada e, com alguma sorte à mistura (Bruno Santos acertou no poste e Márcio Ramos defendeu penálti de João Santos) conseguiram terminar a 1.ª parte a perder apenas por dois golos de diferença. Marco Santos e Leandro Morais construíram a vantagem na etapa inicial.

A correr atrás do prejuízo, os homens da Costa Verde, abriram brechas na sua defensiva que João Santos aproveitou para fazer o terceiro. O Lousada, por intermédio de Leandro Morais desperdiçou a segunda grande penalidade da tarde e pouco depois, Hugo Santos, na sequência de um canto-curto reduziu a desvantagem. As esperanças de que o golo pudesse galvanizar os alvi-negros, esmoreceram em escassos sete segundos, tempo suficiente para Bruno Santos marcar o quarto a passe de João Santos. O quinto golo surgiu de um lance infeliz de um jogador do Espinho, que ao tentar aliviar um cruzamento de Marco Santos, introduziu a bola na sua própria baliza.

Justino Pereira arriscou tudo, colocando um guarda-redes avançado, revelando-se uma alteração acertada, pois o Espinho conseguiu reduzir a desvantagem. No entanto, o Lousada respondeu novamente de imediato e dez segundos bastaram para João Santos faturar, após um passe de Leandro Morais. O sétimo golo surgiria perto do fim, com Bruno Santos a oferecer mais um golo a João Santos.

Pouco depois o jogo terminou e a festa começou, com o capitão Nélson Oliveira a erguer o ceptro do título.

in: TVS

Sem comentários: