13 de fevereiro de 2011

Arqueologia: factor de desenvolvimento

No concelho de Lousada, os trabalhos do Gabinete Municipal de Arqueologia revelam-se muito frutuosos e com resultados francamente motivadores.

As campanhas de escavações na Casa Romana do Castro de S. Domingos, quer a nível de intervenção arqueológica, quer de valorização patrimonial, constituem um exemplo significativo de uma missão notável na preservação de um património colectivo de grande importância para o conhecimento do nosso passado histórico.

Por outro lado, existe a permanente preocupação no acompanhamento arqueológico quando da realização de obras públicas, como foram os recentes casos na construção da rede de drenagem de águas residuais na área classificada do Castro de S. Domingos, nas ribeiras de Fontão, Nogueira, Barrimau e de Caíde, e na freguesia de Silvares.

Além disso, o desenvolvimento de vários projectos, nomeadamente o Centro Arqueoambiental da Serra de Campelos, envolvendo especialistas em geologia e arqueobotânica, revela uma capacidade inovadora que, associando a Arqueologia, a natureza e o turismo, a escola, a cultura e o ambiente, se perspectiva dinâmica, mobilizadora e multidisciplinar.

Da própria Casa Romana e Castro de S. Domingos emerge, também, o projecto de um Centro Interpretativo, de elevado significado para a afirmação museológica, interpretação e divulgação dos achados recolhidos.

Múltiplas acções de limpeza e conservação, de avaliação e fiscalização foram igualmente prosseguidas, bem como concretizados protocolos e colaborações, e consumadas várias parcerias técnicas.

Se acrescentarmos a toda esta dinâmica a difusão de conhecimentos, visitas guiadas, acções de divulgação e artigos publicados – de que a revista “Oppidum”, de elevada qualidade científica e com um leque de reputados colaboradores surge como testemunho eloquente – estamos perante um trabalho de inegável interesse e de reconhecido mérito.

A Arqueologia deve, então, ser entendida, não apenas como uma disciplina ligada à História, hermética, isolada do actual contexto sociocultural e económico, mas como geradora de um conjunto de potencialidades para o desenvolvimento local e regional, factor de desenvolvimento e uma oportunidade para novos projectos e desafios. É essa a aposta que a Câmara de Lousada tem em curso.

in: Verdadeiro Olhar

Sem comentários: