29 de setembro de 2010

Tecnologia [1] - Imprimir sem fios

"Uma impressora não será o aparelho tecnológico que mais nos faz vibrar no momento de compra. É, sem dúvida, um artigo com utilidade prática, mas é habitualmente aborrecido. Com a introdução das novas impressoras ePrint, a HP está a mudar esta visão dos produtos de impressão.

Ligação à Internet, aplicações Web, impressão a partir de qualquer dispositivo ligado à Internet ou a partir de um iPad ou iPhone sem necessidade de instalar drivers são algumas das últimas novidades da empresa norte-americana e que já estão disponíveis em Portugal.Imprimir um documento em casa a partir da rua ou de um transporte público é algo que, há uns anos, seria inimaginável. A nova tecnologia ePrint da HP, introduzida no país no início do mês, por exemplo com o modelo de entrada de gama CN245B, permite que o utilizador envie um email para a sua impressora a partir de um qualquer dispositivo com ligação à Internet e que tenha um serviço de correio electrónico. Esta ferramenta poderá ser útil para não perder aquele artigo fantástico que chegou por um caminho tortuoso de hiperligações, mas a que já não saberá chegar novamente. Para isto, basta que a impressora esteja ligada à Internet (os equipamentos ePrint vêm com uma placa Wi-Fi) e que o utilizador a registe num site da HP, que atribui um endereço de email à máquina. Um dos problemas levantados por esta novidade é a possibilidade da impressora ser atingida por correio electrónico indesejável, o que poderá sair caro a um utilizador menos precavido.Para quem quiser imprimir a partir de um iPad, iPhone ou iPod Touch, também existem novidades.
A aplicação AirPrint, que virá de origem com uma nova actualização do sistema operativo iOS 4, permite detectar impressoras numa rede sem fios e imprimir sem instalar drivers nos equipamentos dessa rede.Se os dispositivos móveis não são do seu agrado, a HP permite ainda instalar aplicações web na impressora e imprimir directamente sem necessitar de um computador. Entre as aplicações, destacam-se o serviço de alojamento de fotos Picasa, a rede social Facebook ou o serviço de planeamento de guias turísticos Travel Guides. Uma das impressoras mais baratas dos modelos ePrint, a multifunções sem fios CN245B custa, em Portugal, 99 euros. Os modelos topo de gama ePrint Premium serão lançados em breve e permitirão instalar mais aplicações e que o utilizador crie a sua aplicação personalizada."

Sem comentários: