2 de setembro de 2010

Somos jovens, mas já não acreditamos em tudo o que nos dizem!


Direito de Resposta ao artigo da passada semana da Dr.ª Cândida Novais

Exma. Sr.ª Dr.ª Cândida Novais. Foi com enorme agrado que lemos a sua resposta na edição passada deste jornal, referente à nossa acusação de plágio, exercido por si enquanto cronista do jornal Verdadeiro Olhar (representando o PSD Lousada).

Não obstante as suas palavras nos terem causado um elevado grau de perplexidade, atendendo ao facto de tentar a todo o custo afastar-se da posição do PSD Lousada, relembramos que vossa excelência só escrevia aquela rubrica, devido à nomeação de que foi alvo por parte da estrutura política à qual pertence. Isso acontece com todos os outros habituais cronistas daquele espaço.

Para além disso, é do nosso entendimento que a sua explicação para o sucedido é caracterizada por uma inércia total e sem qualquer tipo de nexo lógico.

Vejamos:

A justificação que encontra para tal acto, deve-se ao facto de ter contactado previamente e pessoalmente o autor do artigo em questão. O que é certo, é que mesmo que o autor lhe tivesse dado essa autorização prévia, continua a não existir razão alguma para não colocar a fonte/autor. É tudo uma questão de obrigação, regra, princípio e ética.

Quando diz que os valores usados no seu artigo são "públicos e oficiais (Páginas oficiais do QREN)" lamentamos dizer, mas o que fez, não foi copiar apenas os valores do artigo realizado por Álvaro Santos. Foi, isso sim, copiar frases inteiras, tempos verbais, adjectivos, tal como nós demonstramos com exemplos práticos. Só não vê, quem não quer!

Será que o leitor é obrigado a subentender que aquelas palavras não eram suas? Que vossa excelência se apoderou de algo que não era seu, sem referir o autor, mesmo com o "consentimento" do próprio? Logicamente que não.

Se todos partíssemos pela sua ordem de ideias, seria muito simples escrevermos qualquer artigo de opinião. Bastaria procurar um qualquer artigo, de um autor minimamente credível e usurpá-lo, pregando aos sete ventos que tivemos a autorização "verbal" dessa pessoa. Será que com estas suas palavras, o seu colega de partido e autor do plágio no ano de 2007 virá a terreno dizer que obteve a autorização do escritor cabo-verdiano para copiar na íntegra o texto em questão? De certo que não.

Caso pensássemos assim, garanto-lhe que para a semana começaríamos a escrever uns artigos fantásticos de autores como o Dr. Mário Soares. Mas com uma ressalva, não colocaríamos o nome dele, assumiríamos o texto como nosso, e garantíamos às pessoas que falamos com o verdadeiro autor e este nos deu a sua autorização. Até jurávamos a pés juntos caso fosse necessário! Ridículo, certo?

Exma. Sr.ª Dr.ª Cândida Novais, por nós (todos os elementos da Juventude Socialista de Lousada) este assunto acaba aqui. Contudo, esperávamos tudo, excepto uma desculpa tão fraca alicerçada na sua experiência de vida e cabelos brancos (tal como referiu) em contraposição à nossa falta de experiência e ataque desmedido.

Uma coisa é certa. Este seu artigo ficará irremediavelmente para a história. E se o assunto não fosse tão grave e caso nós não tivéssemos razão, vossa excelência continuaria a escrever as "suas" crónicas no Verdadeiro Olhar - isso já não acontece, e todos nós sabemos o motivo.

Até sempre.

JS/Lousada

in: TVS

Sem comentários: