19 de julho de 2010

Economia portuguesa com "forte movimento ascendente"



Na Síntese Económica de Conjuntura, o Instituto Nacional de Estatística diz hoje que o indicador de actividade económica, referente a Maio, “manteve o forte movimento ascendente” que iniciou em Agosto do ano passado.

O indicador registou um crescimento de 1,5% em Maio, bem acima dos 0,8% verificados no mês anterior. De acordo com o INE, a actividade económica em Portugal está agora em máximos desde Abril de 2008.

Estes dados do INE confirmam os indicadores mais recentes de que a economia portuguesa continua a recuperar, depois de no primeiro trimestre ter atingido uma das melhores prestações da Zona Euro.

A sustentar os resultados de Maio voltou a estar o consumo privado, que voltou a aumentar “embora apenas ligeiramente, registando o máximo desde Agosto de 1999, em resultado do contributo positivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro”. O indicador aumentou de 4,3 para 4,4%.

Tal como já havia sido divulgado pelo INE, o indicador de clima económico aumentou ligeiramente em Junho, prolongando a trajectória ascendente observada desde Maio de 2009.

Já na sexta-feira o Banco de Portugal tinha divulgado os seus indicadores de conjuntura, que adiantavam que a economia portuguesa está a reforçar o movimento de crescimento.

in: Jornal de Negócios

Sem comentários: