Inicia-se, este ano, a 23 de Junho, com a Feira do Livro, que se prolongará até 4 de Julho. Sessões de autógrafos com António Mota e Válter Hugo Mãe, teatro ao ar livre e música variada compõem um programa que visa suscitar maior interesse e sensibilidade para com a leitura, com a Biblioteca Municipal a preparar, também, um interessante programa complementar, com ateliês de expressão plástica, oficinas de escrita criativa, fóruns e jogos tradicionais.
Nos dias 25 e 26 teremos o Festival da Juventude: colóquios, dança e a presença dos conceituados dj’s Diego Miranda, Henri Josh e Andrea conferem especial singularidade a uma iniciativa que já a está despertar vivo entusiasmo.
Chegará, depois, de 9 a 14 de Julho, a Mostra dos Produtos Locais, espaço privilegiado para as iguarias, vinhos, petiscos e sabores tão característicos da nossa gastronomia, a que se junta uma variedade dos nossos produtos hortofrutícolas. Como envolvente, a música tradicional portuguesa, cantares ao desafio e música de baile.
De 16 a 26 de Julho, a Feira do Artesanato, este ano subordinada à temática da Rota do Românico. É já um dos certames mais prestigiados do país, montra visível da riqueza e diversidade das artes e ofícios, que o folclore internacional e a música ligeira e popular portuguesa tornam ainda mais sugestivo.
Se juntarmos às propostas o Encontro Motard e a Festa Grande, que concentra milhares e milhares de forasteiros, os Jogos Desportivos, caminhadas, exposições, acções de sensibilização, ateliês, “workshops” e colóquios, sem esquecer os concertos de música clássica e espectáculos de ballet no Auditório Municipal, Lousada oferece uma panóplia de possibilidades de animação que consolidam o projecto do “Verão Cultural” num cartaz marcadamente enraizado na vida local e que, progressivamente, conquistou uma dimensão turística já de assinalável dimensão.
Não se trata, porém, de uma concentração isolada no contexto da programação cultural. Pelo contrário: ao longo do ano sucedem-se os eventos, apresentados em forma de festivais, espectáculos, exposições, debates, conferências, cinema, lançamentos de livros…
O “Verão Cultural”, com a particularidade de privilegiar a animação ao ar livre, surge como uma das manifestações mais visíveis da dinâmica cultural concelhia, cuja principal virtude é a coerência e sustentabilidade ao longo do ano. E dos anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário