3 de maio de 2010

PS defende medidas conjuntas da UE contra agências de rating

O líder parlamentar do PS reconheceu hoje que “faria sentido” a União Europeia (UE) avançar com processos judiciais contra as agências de notação financeira (rating), à semelhança do que está a suceder em alguns estados norte-americanos.

“Essas medidas só teriam sentido se fossem aplicadas no espaço europeu”, declarou Francisco Assis, adiantando que eventuais processos judiciais por parte de um único Estado-membro “não teriam qualquer tipo de utilidade”. “Sobretudo, quando está a ser vítima de ofensivas especulativas por parte dessas agências”, ressalvou.

Alguns estados norte-americanos avançaram já com processos judiciais contra as agências de notação financeira, às quais atribuem responsabilidades pela crise internacional que está a atingir vários países.

É o caso dos estados norte-americanos do Connecticut e do Ohio, com o primeiro a accionar judicialmente a Moody’s e a S&P, em Março passado, e o segundo a exigir a restituição dos montantes perdidos pelos fundos de pensões estatais em títulos com notação máxima.
in: Público

Sem comentários: