15 de março de 2010

"PEC Português é um documento credivel e tem que ser aplicado" - Durão Barroso


O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou hoje o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) um "documento credível" e apelou a um consenso nacional "tão vasto quanto possível".

“A nossa primeira análise confirma que se trata de um documento credível. Esperamos agora que seja posta determinação na sua execução e que haja um consenso tão vasto quanto possível nessa mesma execução”, declarou Durão Barroso aos jornalistas, no final de uma sessão sobre o Tratado de Lisboa.

“Para reforçar a credibilidade do Programa é importante que se saiba, nomeadamente no plano internacional, que aquelas medidas não são apenas da vontade deste ou daquele Governo, deste ou daquele partido, mas que são medidas apoiadas no esforço nacional”, acrescentou.

“No momento económico e financeiro como aquele que vivemos, para a execução de um programa deste tipo é vantajoso que haja um determinado consenso nacional, tão vasto quanto possível”.

Embora o PEC ainda não tenha sido apresentado, Durão Barroso diz que a Comissão Europeia conhece as “bases” do documento, considerando-o “ambicioso, mas exequível”.

“Desejamos agora que o Governo português aplique com determinação aquelas medidas, pois são necessárias para a sustentabilidade económica e financeira de Portugal”.

In: Público

Sem comentários: