21 de janeiro de 2010

Futuro

Há cerca de 1 mês, um grupo de amigos, juntou-se para debater o que podia ser feito para melhorar Lousada. Não estamos a falar de obras públicas nem de afectar dinheiro a esta ou àquela freguesia mas sim, como dar resposta a questões essenciais, de fundo, que afectam, com maior ou menor intensidade, a sociedade Lousadense.
Quase três horas depois, pouco se concluiu. Para uns tudo estava feito, para outros havia tarefas impossíveis, devia-se desistir e deixar andar. Para outros, era diferente...

Para mim é diferente e não tenho medo de o dizer. Há particularidades na nossa terra. As exigências são hercúleas. A capacidade de resistir ao desânimo esvai-se lentamente se não se trabalha a mente (criando ideias fortes e firmes, pelo estudo e pela determinação) e a fé, o acreditar que seremos capazes de trilhar esse caminho de progresso e humanidade.

É por isso que, quando não resulta à primeira, temos de tentar a segunda, e a terceira, e a quarta, e ... "ele vem lá de ..., é diferente..." Diferente uma ova! O sonho, a obra, a luta são missões de todos e não de alguns! É preciso chegarmos a consensos, estabelecer prioridades, mudar e acreditar nisso! "Dá-me sonhos para viver..."

Sem comentários: