O ano que agora finda ficou marcado pela gravíssima crise económico-financeira que assolou o mundo inteiro, cujas consequências avassaladoras se fizeram sentir, sobretudo, no aumento do desemprego e na deterioração da estabilidade social.
O concelho de Lousada também não escapou deste cenário negro, com as repercussões mais visíveis a surgirem, exactamente, na eliminação de postos de trabalho, na precariedade laboral e nas acrescidas dificuldades sentidas pelas famílias.
No entanto, a Câmara Municipal, dentro das suas competências e atribuições, procurou encontrar respostas satisfatórias, através da criação de um conjunto de dispositivos destinados a minorar o impacte da crise, acentuando, assim, a importância de políticas de protecção social e de incentivo ao fomento económico.
Aliás, no âmbito do social, importa, também salientar algumas medidas tomadas ao longo do ano, designadamente a criação do Gabinete de Apoio à Família, a dinamização do Movimento Sénior e a recente assinatura do protocolo do Modelo Estratégico de Intervenção Social Integrada, tudo em resultado do excelente trabalho desenvolvido pela Rede Social.
Mas 2009 ficou, também, marcado pela realização das eleições autárquicas. Pela sexta vez consecutiva, os Lousadenses confiaram no Dr. Jorge Magalhães e na sua equipa para a governação do Município, com uma votação recorde que legitima, de forma inequívoca, um projecto de desenvolvimento assente no realismo, rigor, humanismo e solidariedade.
O ano trouxe, igualmente, um avultadíssimo investimento da Autarquia na expansão da rede de saneamento básico e no reforço do abastecimento de água, condições essenciais para uma qualidade de vida ajustada às exigências do mundo de hoje.
O mesmo se poderá dizer da modernização do parque escolar, em que o avanço das obras de construção dos novos edifícios de Lustosa e do Torno, de Sto. Estêvão de Barrosas e de Vilar de Torno do Torno e Alentém, a ampliação/remodelação da EB1 de Macieira e a completa remodelação da Escola Secundária constituem os exemplos mais representativos.
A inauguração dos Campos Multifuncionais e do Complexo de Ténis Lousada Ténis Atlântico surgiu como acto oficial legitimador da importância do Complexo Desportivo como infra-estrutura de envergadura internacional.
Aliás, a internacionalização do concelho afirmou-se, também, pela organização dos Jogos Internacionais da Juventude, pela participação de vários clubes em provas de diferentes modalidades e na aposta no sector do Turismo, com a Rota Gourmet e a Rota do Românico a assumirem um papel destacado.
Por outro lado, a recuperação de vários imóveis do património arquitectónico, a apresentação do Parque Arqueoambiental de Campelos e as propostas de animação cultural e desportiva inscrevem-se e complementam-se na diversidade de iniciativas para a afirmação turística de um concelho pleno de potencialidades.
As obras na rede viária, sobretudo o avanço da nova Variante à Vila, as soluções urbanísticas, as parcerias com as Juntas e a construção de zonas de lazer, de que o Parque envolvente à Torre dos Mouros é emblemático, completaram os principais investimentos ocorridos no concelho.
Em resumo: apesar das grandes dificuldades e enormes constrangimentos, a Câmara e a maioria das Juntas de Freguesia tiveram o mérito de gerir os parcos meios de modo eficiente e pragmático. Uma gestão de recursos e não uma gestão da crise.in: Verdadeiro Olhar
Sem comentários:
Enviar um comentário