30 de janeiro de 2008

Alunos e professores envolvidos na defesa do ambiente

"Duas escolas do concelho de Lousada foram vencedoras do projecto “mil Escolas”, promovido pela empresa “Águas Douro e Paiva”. A EB1 de Lagoas, Nevogilde com o projecto intitulado “ Os amigos da água e do rio Mesio II “ e a EB1 de Sub-Ribas, Meinedo, com “A água”receberam na passada terça-feira os prémios. Os projectos vão ser desenvolvidos durante dois anos lectivos e cada escola recebe 1000 euros para a aquisição de material escolar de apoio, dois computadores e ainda manuais escolares.
Dos 51 projectos recebidos somente 15 foram seleccionados, a implementar em, 10 escolas do 1.º ciclo e em cinco do 2.º ciclo. No Vale do Sousa foram contempladas mais duas EB1´s, Castelo de Paiva e Felgueiras.
Para o Vereador do pelouro da Educação, Prof. Eduardo Vilar, “ a participação das escolas de Lousada numa iniciativa de abrangência regional demonstra a vitalidade e a capacidade da comunidade educativa ao se envolver em projectos inovadores”.
No ano lectivo passado, foram igualmente premiados dois projectos de Lousada. A EB1 da Estação de Caíde de Rei e a EB1 de Lagoas, Nevogilde, que este ano volta a vencer.
Para a Prof.a Elisabete Gaspar, da EB1 de Lagoas “ pretendemos dar continuidade ao projecto iniciado no passado ano lectivo. São visíveis as mudanças comportamentais por parte de toda a comunidade escolar, desde os pessoal docente e não docente até às crianças. São pequenos gestos do dia-a-dia diferentes dos habituais que atestam a educação ambiental que foi levada a cabo”."

29 de janeiro de 2008

Remodelação do Governo

"Ana Jorge vai ser a nova ministra da Saúde e José António Pinto Ribeiro vai assumir a pasta da Cultura, substituindo respectivamente António Correia de Campos e Isabel Pires de Lima, que solicitaram a exoneração ao primeiro-ministro" adianta o jornal Público.
"José António Pinto Ribeiro, o advogado que substitui Isabel Pires de Lima à frente da pasta da Cultura, tem como especialidade o Direito Comercial. Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é aos 61 anos tido como um dos mais "brilhantes juristas" do país. A sua ligação ao Partido Socialista é longa, tendo tido os seus pontos altos marcados pela sua participação activa nos Estados Gerais levados a cabo por António Guterres e pelo apoio à recente candidatura à Presidência da República de Mário Soares. Não é alheia a esta ligação partidária a amizade com António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Outra ligação forte de Pinto Ribeiro é Joe Berardo, foi ele o elemento nomeado pelo comendador para integrar o Conselho de Administração da Fundação Berardo que gere o Museu com o mesmo nome, e esteve envolvido, desde o mandato de Manuel Maria Carrilho à frente da pasta da Cultura, nas negociações entre o Estado e o empresário madeirense." pode-se ler no Expresso, por outro lado "A actual directora do serviço de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, Ana Jorge, vai ser a próxima ministra da Saúde, tendo já assumido a sua disponibilidade para o cargo até agora ocupado por António Correia de Campos. (...) Tem actualmente 57 anos e mais de 30 de carreira na saúde. Esteve 15 anos no Hospital D. Estefânia e cinco à frente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo durante o Governo de António Guterres, em que Maria de Belém Roseira foi ministra da Saúde." refere o Jornal de Negócios.
in Expresso / Jornal de Negocios / Público (edições on-line 29 de Janeiro de 2008)

Portugal vendeu mais tecnologia do que importou

"O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje, durante a inauguração do novo Centro de Competências da Fujitsu, que Portugal registou o ano passado, pela primeira vez, uma balança tecnológica positiva, tendo exportado mais tecnologia do que importou.
"A balança tecnológica portuguesa em 2007 foi finalmente positiva. Portugal vendeu mais tecnologia do que importou", afirmou o primeiro-ministro durante a cerimónia de inauguração do novo centro da empresa japonesa líder na Europa de prestação de serviços de tecnologia de informação.
"Isto mostra uma evolução no perfil de Portugal e uma mudança de paradigma", afirmou o primeiro-ministro, sublinhando que a "exportação de serviços a empresas é já maior do que a exportação dos sectores tradicionais, como o calçado e o têxtil".
A Fujitsu Services espera investir 10 milhões de euros no novo Centro de Competências até ao final deste ano e 4,2 milhões de euros anuais nos próximos anos, afirmou o director-geral da Fujitsu Portugal, Carlos Barros.
Este novo centro, que emprega actualmente 200 pessoas, e espera até ao final do ano atingir os 500 colaboradores, vai fornecer serviços a 40 mil utilizadores em 106 países.
A escolha de Portugal para instalar este novo centro, entre vários países onde o grupo opera, deve-se, segundo Carlos Barros, às qualificações dos portugueses para falar uma segunda língua, à capacidade do país de atrair investimento e pessoas que falem vários idiomas."

In Jornal de Noticias (29 de Janeiro 2008)

28 de janeiro de 2008

Promover a democracia

"Já todos pressentíamos, mas agora é oficial: o último relatório da Freedom House, relativo a 2007, regista o segundo ano consecutivo de recuo da liberdade no mundo.
Os dados são inúmeros e foram resumidos na última edição de 'The Economist' (19 de Janeiro, editorial e págs. 53-4), entre muitas outras publicações internacionais. Segundo o relatório, o recuo da liberdade é patente em 38 países. Nenhum país subiu para a categoria dos países 'livres', sendo que, na categoria 'não livres', estão agora 43 países, representando cerca de 36% da população mundial. Apenas dois países, Tailândia e Togo, subiram da categoria 'não livres' para a de 'parcialmente livres'. O grupo dos oito 'piores entre os piores' continua inamovível: Cuba, Líbia, Coreia do Norte, Myanmar, Somália, Sudão, Turquemenistão e Azerbaijão.
Estes dados vão inevitavelmente reacender o debate sobre o lugar que a defesa da democracia deve ocupar na política externa ocidental. Defensores do chamado realismo usarão o relatório para criticar o chamado idealismo, ao qual é associada a defesa da democracia no mundo. Os realistas dirão que nem todas as culturas estão preparadas para usufruir da democracia - como ilustra o relatório da Freedom House. E acusarão os idealistas de quererem exportar abruptamente um regime que, no próprio Ocidente, levou séculos a emergir gradualmente.
Tudo isso é verdade, mas não implica que o Ocidente deva abandonar a causa da promoção da democracia no mundo. Apenas significa que esse não pode realisticamente ser o único princípio da política externa ocidental. Em boa verdade, nunca foi.
Em contrapartida, quer os realistas gostem quer não, a causa da liberdade é indissociável do Ocidente. Milhões de pessoas oprimidas no mundo olham para nós como símbolo da liberdade e da limitação do poder pela lei. Milhões de pessoas depositam esperança na liberdade ocidental. Não no sentido de esperarem, ou sequer desejarem, uma 'invasão libertadora' pelo Ocidente - mas no sentido de confiarem que continuaremos a denunciar a opressão e a defender os direitos dos ofendidos.
Neste sentido, merecem aplauso os esforços actualmente promovidos por várias instituições civis europeias com vista à criação de uma Fundação Europeia para a Democracia. Os americanos têm desenvolvido uma notável diplomacia pública através do seu 'National Endowment for Democracy' - que encorajou a criação, em 1998, do 'World Movement for Democracy'. Também a União Europeia deve estar presente nessa batalha cultural ocidental. O relatório da Freedom House sublinha essa necessidade - não a refuta."
João Carlos Espada
In Expresso (26 de Janeiro 2008)

22 de janeiro de 2008

Mercados

Bolsa inverte com disparo da Galp e recuperação da PT, BES e BPI:

"Os mercados europeus iniciaram a sessão de hoje de novo com fortes quebras, mas já estão a recuperar. O índice PSI20 inverteu para terreno positivo e segue a subir 1,55%, a recuperar após o tombo de ontem. As principais praças europeias seguem em queda, mas menos acentuada face à abertura.
O cenário europeu está agora menos cinzento. Em Frankfurt, a Bolsa desliza menos de 3%. O mercado de Paris cai 1,7% e em Madrid as acções perdem pouco mais de 2%. Quanto aos mercados bolsistas asiáticos, abriram esta terça-feira também em queda acentuada, pelo segundo dia consecutivo. No Japão, o principal indice bolsista caiu 4%. Em Xangai, na China, a situação acompanha a dos restantes mercados, que abriram a cair mais de 3%" pode-se ler no site da SIC.
Já em Portugal, segundo a agência financeira ,"Uma hora depois da abertura da sessão, a Bolsa em Lisboa inverteu o sentimento e segue a ganhar 0,27% para os 10.851,50 pontos. A ajudar à recuperação estão as acções da Galp Energia que sobem 11,21% para os 15,18 euros" após anunciar da descoberta de um poço de gás natural no Brasil.

21 de janeiro de 2008

Malucos do Riso

"É impossível fazer uma caricatura de Luís Filipe Menezes. Nunca lhe fará justiça. A sua última grande proposta política: que a 'Quadratura do Círculo' passe a ter cinco e não apenas três comentadores. Entraria António José Seguro, em representação dos críticos, para compensar Pacheco. E um militante do PSD "para fazer a defesa ortodoxa" do partido. Assim como faz Jorge Coelho. Na RTP, se "à terça-feira fala o porta-voz do PS, António Vitorino", então "à quarta-feira deveria falar o secretário-geral do PSD". Porque Marcelo Rebelo de Sousa "tem uma posição independente no seu juízo", à segunda-feira deveria falar Manuel Alegre.
Gosto do espírito. Apenas alguns acertos. Como se pode deixar a apresentação do 'Preço Certo' a Fernando Mendes e desperdiçar o talento de Ribau Esteves? Quem quer ver Fátima Campos Ferreira no 'Prós e Contras' se podia ter Zita Seabra? Como é possível que não se esteja a aproveitar a saída dos Gatos Fedorentos da RTP para subsistir os já um pouco batidos Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela pela frescura humorística de Santana Lopes e Luís Filipe Menezes?
É para mim cada vez mais evidente que Santana era um "bluff": não chega aos calcanhares de Menezes. É de homens destes que o país precisa. Quando tudo está difícil, o melhor é rir. Menezes ao poder, já! Em directo e em horário nobre."
Daniel Oliveira
In Expresso (19 de Janeiro 2008)

5 de janeiro de 2008

Seminário sobre a Emancipação Jovem

A JS organiza nos próximos dias 19 e 20 de Janeiro um Seminário sobre a Emancipação Jovem que contará, entre outros, com as presenças de:
-Pedro Nuno Santos, Secretário-geral da Juventude Socialista;
- Nuno Araújo, Coordenador da Federação do Porto da JS;
- Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social;
- Pedro Vaz, Coordenador da Federação de Aveiro da JS;
- Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Segurança Social
Documentação de Apoio:
Ficha de Inscrição
Informações Técnicas
Programa

1 de janeiro de 2008

Conselhos Municipais de Juventude realidade em todo o país

O Secretário-Geral da JS, Pedro Nuno Santos, apresentou na Mesa do Parlamento, um Projecto de Lei da JS que instui a existência de Conselhos Municipais de Juventude em todos os munícipios do país.

"Finalmente", foi assim que Pedro Nuno Santos exprimiu a sua satisfação aquando da entrega do Projecto de Lei da Juventude Socialista que institui a criação de Conselhos Municipais de Juventude.

A JS cumpre assim um compromisso político assumido com os jovens portugueses e que é uma reinvidicação antiga de toda juventude portuguesa e do movimento juvenil português.
O Projecto de Lei espera agora agendamento em plenário na Assembleia da República. Agendamento esse que se espera em breve por parte da Juventude Socialista.
"Depois da aprovação do Estatuto Jurídico do Conselho Nacional de Juventude esta iniciativa é talvez a mais relevante na área do associativismo juvenil e na sua promoção", salientou ainda Pedro Nuno Santos.

Consulta aqui o projecto de lei