5 de novembro de 2007

Vacina contra a Sida mais perto

"Há sete anos que um instituto Sueco iniciou um estudo de combate ao vírus HIV. Os testes clínicos da vacina vieram comprovar que 97% dos 40 voluntários inoculados, desenvolveram uma resposta positiva contra esta doença.
A vacina vai agora ser testada em 60 voluntários na Tanzânia, com a possibilidade de serem obtidos resultados parecidos aos alcançados na Suécia.
Cerca de 200 vacinas já foram desenvolvidas nestes últimos 20 anos, nenhuma no entanto obteve resultados eficazes. O vírus da Sida é um vírus que possui vários subtipos, por isso o projecto sueco criou uma vacina contra vários tipos de vírus.
Este tratamento decorre em várias etapas. O paciente começa por levar várias doses de uma vacina elaborada a partir de genes de diversas variantes do vírus HIV, a circular pelo Mundo. Depois é aplicada uma segunda vacina, com o objectivo de ampliar a resposta imunológica.
Esta segunda vacina foi produzida pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, e doada para utilização no estudo sueco.
Segundo a Organização das Nações Unidas, o vírus da Sida já provocou mais de 20 milhões de mortes. No Mundo, 40 milhões de pessoas são portadoras do vírus e 70% pertencem ao continente africano."
Fonte: Diário da Europa

Sem comentários: