O insucesso escolar diminuiu cerca de 51% no passado ano lectivo no concelho de Lousada. Esta foi uma das grandes apostas do Plano de Desenvolvimento Social, proposto pela Rede Social.
Sem dúvida que para esta redução contribuiu, em muito, a disponibilização de formação curricular alternativa. Ainda há uns tempos, enquanto lia um livro dedicado ao estudo do tema em 1989 e que encontrei no Palácio das Galveias (BLX), Lousada era apontado como um caso de estudo, pelas piores razões, no que respeita ao problema do abandono e insucesso escolar. Desde então muito mudou. As reduções percentuais são significativas e demonstram que, hodiernamente, é possível contínuar a lutar contra um flagelo avassalador e que condicionou, no meu entender, por algum tempo, o concelho.
As mudanças não se realizam de um dia para o outro. É necessário um trabalho de arranque e maturidade muito grande, nos últimos tempos impulsionado pelo Plano Tecnológico, uma das soluções e propostas apontadas no Plano Eleitoral do PS para as legislativas de 2005.
Não posso deixar de me alegrar com estas notícias. Mais educação, independentemente dos aspectos que revista, não pode deixar de trazer mais cultura, emprego, dinamismo e novos e salutares hábitos. Nesta medida, diga-se, há uma mudança de mentalidade que, necessariamente, terá de acontecer. Ela está aí. É uma obra conjunta de toda a população. É uma contrução PS no concelho que marcará o futuro!
Sem comentários:
Enviar um comentário