14 de maio de 2011

Olhe que não, Sr.ª Dr.ª

Vi com alguma atenção o artigo da Dr.ª Cláudia Lousada que me merece o máximo respeito e consideração, mas há coisas que não se podem deixar de dizer referente à afirmação:

"O que é certo é que só em governos socialistas é que Portugal pediu ajuda externa."

Se fizermos uma pequena pesquisa, e não nos basearmos em mails que seguem por esse mundo fora de conteúdo muito questionável, observamos o seguinte.

Portugal teve a necessidade de pedir ajuda externa em Maio de 1978 (muito devido à gestão exemplar da Ditadura que tanta gente elogia associada a uma crise do Petróleo), e em Setembro de 1983 (devido à ausência de competitividade da nossa economia).

Assim sendo, relembro o seguinte:

Maio de 1978: Só neste ano existiram 4 (quatro) Governos constitucionais. O I, II, III e IV repartidos entre PS, PSD e CDS. Consultar aqui a página do Governo.


Setembro de 1983: Neste ano, esteve no Governo, o VIII Governo Constitucional - 1981-1983 - Presidido por Francisco Pinto Balsemão ("O VIII Governo Constitucional tomou posse a 4 de Setembro de 1981, sendo constituído pela coligação formada pelo Partido Social-Democrata, o Centro Democrático Social e o Partido Popular Monárquico. Terminou o seu mandato a 9 de Junho de 1983") e o IX Governo Constitucional - 1983-1985 - Presidido por Mário Soares em coligação com Mota Pinto (O IX Governo Constitucional tomou posse a 9 de Junho de 1983, sendo constituído por uma coligação pós-eleitoral entre o Partido Socialista e o Partido Social-Democrata, com base nos resultados das eleições de 25 de Abril de 1983. Terminou o seu mandato a 6 de Novembro de 1985).

Como se pode concluir, não é minha intenção assacar culpas a ninguém, mas sim corrigir algo que é muito fácil dizer, mas que não é verdade.

Uma coisa temos a certeza. Desde sempre, a um Governo PSD, seguiu-se um do PS e assim sucessivamente. não queiramos "tapar o sol com a peneira".

Para mais informações consultar:

Sem comentários: