"Decorre neste fim-de-semana a 1ª edição das Mini Olimpíadas da Juventude, agregando escolas dos municípios do Vale do Sousa num projecto muito representativo de envolvimento escolar e associativo, e da comunidade em geral.
Trata-se de uma iniciativa pioneira pela sua perspectiva regional, pois Lousada já possuía uma prática bastante alargada em iniciativas do género. Na realidade, os Jogos Internacionais da Juventude, com a participação de várias cidades europeias, representaram para o concelho uma experiência muito enriquecedora, explorando as diferentes virtualidades do desporto na promoção do desenvolvimento físico, psicomotor, afectivo e social.
O parêntese estabelecido excepcionalmente este ano nos Jogos Internacionais – por força de um hiato na rotatividade dos países organizadores – tornou oportuna disponibilidade de Lousada para assegurar esta 1ª edição, juntamente com o Município de Felgueiras.
As modalidades de Futebol de 7, Pólo Aquático, Basquetebol, Ténis, Voleibol, Hóquei em Patins (a disputar em Lousada) e BTT, Andebol, Natação, Ténis de Mesa, Atletismo e Futsal (a decorrerem em Felgueiras) constituem um bom leque para um convívio fraterno e competição saudável, concluída com espectáculos de animação cultural, numa complementaridade perfeita entre o desporto e a cultura.
A diversidade de modalidades comprova, também, aquilo que a região já é, há muito, capaz de assegurar, proporcionando, sobretudo aos jovens, opções muito variadas, a que poderíamos acrescentar, nomeadamente ao que diz respeito a Lousada, Hóquei em Campo, Râguebi, Patinagem Artística ou Artes Marciais, sem falar nos desportos motorizados.
O acolhimento das Mini Olimpíadas representa, igualmente, a consagração da aposta no desporto, quer por intermédio da construção e dinamização de infra-estruturas em todo o concelho, quer pelo número crescente de praticantes e espectadores.
A iniciativa exprime, ainda, o bom entendimento entre todas as Câmaras e estabelecimentos de ensino do Vale do Sousa, permitindo uma realização com elevado alcance desportivo e cultural para a afirmação da identidade da região e consolidando práticas para a exploração de novos projectos e actividades, dada a dinâmica nos diferentes concelhos, nos mais variados sectores, que poderá ser partilhada para o engrandecimento de todos, sem bairrismos exacerbados, nem egoísmos empobrecedores.
Na verdade, o Vale do Sousa constitui não apenas uma unidade territorial, mas uma identidade sociocultural, cujas imensas potencialidades estão longe de estar aproveitadas.
Eduardo Vilar (in: Verdadeiro Olhar)
Sem comentários:
Enviar um comentário