24 de outubro de 2010

UMA RENOVADA ATITUDE NO DESPORTO


“Uma nova atitude no desporto”. O lema escolhido pela Câmara de Lousada para reafirmar a sua aposta na dinamização desportiva, desde a criação de infra-estruturas até à prática regular, com um número crescente de atletas, tem merecido plena confirmação.

O Complexo Desportivo, do Estádio de Hóquei aos Campos Multifuncionais, passando pelo Complexo de Ténis, e, agora, com AS novas infra-estruturas a serem erguidas, surge como o exemplo claro de uma política estruturada e coerente, que elegeu o Desporto como área fundamental para o desenvolvimento local e a elevação da qualidade de vida da população.

No ano de 2009, por ali passaram mais de 250 mil praticantes, de entre o conjunto de modalidades que ali podem ser exercidas, prova cabal do acerto na construção de um equipamento que, para além da sua própria finalidade específica, tem contribuído para a afirmação social e turística do concelho.

Recentes eventos vieram testemunhar esta dimensão. Há cerca de duas semanas, decorreu o Torneio de Encerramento da Associação de Ténis de Lousada, à qual estão vinculados várias centenas de tenistas, sem esquecer que os campos construídos – mais os que ainda se perspectivam – acolhem, igualmente, as iniciativas da Associação Ténis Atlântico, aqui sedeada, reunindo as associações da modalidade desde a Galiza até Santarém.

Neste último fim-de-semana realizou-se um torneio de râguebi, na categoria de escolas de formação, envolvendo mais de 500 pequenos praticantes, enquanto, muito brevemente, o Instituto Superior de Saúde irá promover mais um encontro da modalidade.

O hóquei em campo já nos habituou ao seu especial dinamismo, mobilizando, em treinos e em desafios oficiais, um número muito elevado de jovens.

Mas o futebol tem conhecido particular movimentação, em todos os escalões etários, seja em competições federativas, seja em torneios de cariz mais popular. Inclusivamente, a equipa sénior da Associação Desportiva de Lousada ali tem realizado os seus desafios, devido às obras de arrelvamento do antigo Estádio Municipal, prestes a concluírem-se. Aliás, o novo tapete que está ser aplicado, será, posteriormente, transplantado para o segundo campo de jogos, previsto também o Complexo.

De resto, prossegue em excelente ritmo a empreitada do novo estádio, sendo já bem visível a estrutura dos balneários e dos equipamentos de apoio ao futebol e à pista de atletismo.

Se juntarmos a este leque de empreendimentos o Grande Prémio de Atletismo, a decorrer no próximo domingo pelas ruas da Vila, apadrinhado pelos antigos campeões António Pinto e Manuela Machado, facilmente se concluirá que o compromisso “Uma nova atitude no desporto”, conhece, em Lousada, a dimensão de “Uma atitude permanentemente renovada”.

in: Verdadeiro Olhar

Sem comentários: