O objectivo desta comemoração do Ano Europeu é reiterar o empenho da União e de cada Estado membro na solidariedade, na justiça social e no aumento da coesão, exercendo um impacto decisivo na erradicação da pobreza. O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia aprovaram em Outubro de 2008 a decisão relativa à instituição de 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Assim, a Rede Europeia Anti-pobreza /Portugal promove em parceria com os concelhos de Lousada, Amarante, Baião, Felgueiras, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e a Escola Secundária Artística Soares dos Reis o Projecto “Novas Rotas” de modo a incutir responsabilidade e “mobilizar o conjunto da sociedade no esforço da erradicação das situações de pobreza e exclusão”.
A Vereadora da Acção Social da Câmara de Lousada, Cristina Moreira, ressalva que “estas iniciativas são extremamente importantes para consciencializar a população para a pobreza e, consequente, exclusão social. Seria importante que estas iniciativas pontuais passassem a ser uma realidade cada vez mais assídua”.
Das diversas actividades a desenvolver no âmbito das comemorações a iniciativa “24 Horas pelo Combate à Pobreza” é uma das que Lousada apoia e se junta através do projecto “Novas Rotas” da autarquia. O concelho de Lousada, através da autarquia, vai associar-se ao evento através da participação Mostra Social com um stand, mas também na participação na Marcha pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social e muitas outras actividades paralelas que vão ter lugar na Avenida dos Aliados, e em diversos pontos da cidade do Porto.
Para Cristina Moreira “o concelho de Lousada tem desenvolvido diversas acções no sentido de colmatar lacunas existentes, para que a comunidade lousadense possa ter mais qualidade de vida. Por isso mesmo, aceitamos integrar mais este desafio em que durante 24 horas se faz uma chamada de atenção para os problemas que a todos dizem respeito”.
A cidade do Porto vai estar vai ter diversos eventos a decorrer em simultâneo. Feira da Saúde, exposições fotográficas e de trabalhos, música, dança, teatro, tertúlias, cinema, entre muitas outras acções que vão decorrer em espaços diferentes da cidade".
in: jornal de Lousada
Sem comentários:
Enviar um comentário