8 de julho de 2010

PARQUE BIOLÓGICO EM LOUSADA

A aquisição da Mata de Vilar pela Câmara Municipal, para a criação de um Parque Biológico, constitui um acontecimento promissor, tanto para o concelho de Lousada como para a região do Vale do Sousa.

Estamos perante uma mancha florestal de 15 hectares, marcada por grande diversidade de flora, e de um espaço com uma vinculação afectiva muito forte, quer à freguesia de Vilar do Torno e Alentém, quer às povoações circundantes.

Por outro lado, a colaboração do Parque Biológico de Gaia na concepção e desenho do projecto, constitui, já por si, um registo de qualidade e de credibilidade que importa salientar.

Na área sobrante será construída uma escola profissional de turismo, equipada com uma unidade de restauração ao serviço dos visitantes e do público em geral, numa útil complementaridade de serviços.

A decisão da Autarquia encerra várias conclusões.

Desde logo, a aposta na revalorização ambiental, na sequência, aliás, do empreendido por todo o concelho, e muito bem recapitulado na última Assembleia Municipal pelo deputado Carlos Nunes. Do Parque de Lazer circundante à Torre dos Mouros ao Parque de Lazer de Casais, do parque temático de Sousela até à zona de lazer de Cernadelo, passando pela concretização do Parque Urbano da Vila, perpassa uma visão clara da importância concedida à criação de áreas de convívio com a natureza, favorecendo a ocupação dos tempos livres, o lazer e o recreio.

Depois, a dimensão pedagógica do projecto. Visitas guiadas, ateliês, jogos educativos, sessões temáticas, observatórios e muitas outras actividades poderão ser realizadas, acentuando a acção educativa no respeito pela biodiversidade e pela convivência pacífica entre o homem e o meio natural.

O carácter turístico também será preponderante. Um equipamento destas características capitaliza enorme interesse, atrai muitos visitantes e suscita um dinamismo proveitoso.

Finalmente, e não menos importante, é a perpetuação da figura do senhor Rui Feijó, antigo proprietário, falecido em 15 de Maio de 2008, cuja conduta política, cultural, social e humanitária o remete para um dos lugares mais nobres na vida do concelho e do país. Será, pois, a consagração legítima e a homenagem mais bela que lhe poderia ser prestada.

Aliás, a sua família, comungando dos mesmos princípios, facilitou a realização de um empreendimento que, indiscutivelmente, marcará a história do concelho e da região, preservando e potenciando a Mata de Vilar como espaço emblemático e dando um sinal favorável de como, em tempo de crise, é sempre possível encontrar sinais de esperança.

in: Verdadeiro Olhar

Sem comentários: