Estes valores resultam da intervenção realizada pelos técnicos da autarquia, bem como das parcerias estabelecidas no âmbito do programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia, Solidariedade).
O trabalho desenvolvido pelo programa DICAS ao longo de quatro anos tem sido aperfeiçoado e foram ainda introduzidos novos projectos, tendo como objectivo a intervenção e prevenção em situações que podem ser debeladas em fase inicial.
O trabalho conjunto da autarquia, através dos pelouros da educação e da acção social, dos vários agrupamentos de escolas e escola secundária e outras entidades concelhias e de cariz nacional, são apontados como fundamentais para que os valores da taxa de abandono escolar estejam a diminuir desta forma.
Os vários projectos de intervenção, como é o Orienta-te e Segue, SEA, Férias Divertidas e, mais recentemente, o Pré-SEA.
Os números apresentados pelo programa DICAS referem que são mais de 2500 casos acompanhados e apoiados de crianças e jovens que frequentam os quatro agrupamentos de escolas do concelho e a Escola Secundária de Lousada. Esta é uma das funções no plano de intervenção, que actua ao nível do projecto SEA - Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento.
O número de casos sinalizados ao longo dos anos tem diminuído como se pode constatar pelos números apresentados. Em 2006 foram 879 sinalizações, sendo que 2009 teve um número superior a 275. Os psicólogos que actuam nas escolas têm o papel importante de sinalizar os casos que necessitam de encaminhamento, por exemplo, para o Centro de Saúde, Segurança Social, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e Centro de Recursos Especializados. Os técnicos acompanham os alunos e, para tal, envolvem os encarregados de educação.
Mais avaliações e menos sinalizações
De acordo com o relatório apresentado o número de sinalizações tem vindo a sofrer um decréscimo desde 2006, ano em que foi criado o DICAS, até à actualidade. No entanto, as avaliações psicológicas são realizadas em maior número, quando comparados os anos lectivos 2008-2009 e 2009-2010.
De acordo com o coordenador do programa DICAS, Dr. Bruno Fernandes, psicólogo da autarquia, "são vários os casos que se encontram na iminência de arquivamento. No entanto, temos sempre alguma relutância em fazê-lo, na medida em que pode surgir uma alteração repentina da situação e, por precaução, temos o caso ainda aberto".
O Pré-SEA surge no ano lectivo 2009-2010 e tem como objectivo principal a actuação junto dos alunos dos jardins-de-infância. Este processo passa por ser um rastreio das aptidões e competências adquiridas, necessárias para os processos de aprendizagem, bem como identificar as possíveis lacunas ao nível do desenvolvimento que restrinjam o sucesso educativo. O projecto prevê o encaminhamento e acompanhamento dos alunos com necessidades, de forma mais precoce. Assim, o número de crianças avaliadas no concelho, no âmbito dos quatro agrupamentos foi de 74,5 por cento.
Orientação vocacional importante na hora da escolha
O papel do DICAS vai mais além e chega a mais crianças e jovens em idade escolar. O projecto Orienta-te e Segue, através da sua vertente de orientação vocacional a partir do 9.º ano de escolaridade, apoia os mais novos nas suas opções escolares e profissionais.
Relativamente ao balanço geral realizado à comunidade escolar e aos parceiros envolvidos a avaliação, de acordo com os dados recolhidos através de inquéritos, é positiva.
A Vereadora da Acção Social, Dr.ª Cristina Moreira, salienta que o DICAS "é de todos os parceiros que estejam a trabalhar com as crianças do concelho, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida actuando cada vez mais cedo nas dificuldades que possam ser resolvidas de modo célere".
O papel das escolas foi também enaltecido, na medida em que é através delas que a taxa de abandono com valores tão diminutos e, como refere a Dra. Cristina Moreira, "os alunos que poderiam estar numa situação de maior predisposição para o abandono, encontrem uma saída profissional aliciante que os motive para a continuidade dos estudos".
in: TVS
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