17 de julho de 2010

Artigo de Opinião de João Correia no TVS

"Maria Amélia"

Descobri recentemente que o termo "Maria Amélia" é aplicado em alguns locais do país para descrever aquelas pessoas que andam ao sabor do vento, das imposições dos outros ou das modas. No fundo, é o nosso "Maria vai com as outras" mas com numa versão mais soft, fazendo lembrar a filha de D. Pedro I.

Pelos vistos, é o que se passa com os Deputados do PSD Lousada. Mudam de opinião consoante a camisa que vestem: em Lousada atiram com o populismo à cara dos cidadãos e tentam encostar o Presidente da Câmara e os deputados municipais do PS à parede sobre as SCUT.

No entanto, quando o âmbito de decisão é regional, mudam a camisa e escondem-se, abstêm-se e fogem àquilo que dizem, escrevem e propalam. Como pois, poderá alguém confiar nestes senhores? Poder-se-á acreditar nas suas palavras? Qual é o valor das suas intervenções? Para mim, nenhum…

Tudo isto por causa de um coelho que anda por aí a fazer das suas, a meter-se com os espanhóis e a falar mal do país aos sete ventos. Um coelhinho que quer privatizar o que de melhor temos, tornar Portugal numa colónia do neo-liberalismo e propalar um PSD que terá de mudar de nome porque o "social-democrata", deixará de existir.

É por estas e outras que, quando determinados senhores resolverem fazer intervenções deste tipo, e seja qual for a sua natureza, eu terei de intervir e lembrar-lhes que lhes faltam duas coisas: palavra e uma boa horta em casa!

Uma boa horta em casa??? Sim, e vedada! É que o coelhinho deixou apenas de comer feijões e alfaces… Agora anda também a comer tomates (ai o guloso!!!) em muitos quintais por esse país fora e, pese embora muitos até ficarem animados pela perda (!), outros há que não poderão deixar de continuar a chamar à atenção, para a necessidade de, no quintal, haverem tomates e coragem de dizer "Não!" ao coelhinho. Há coelhinhos e Marias Amélias; há vergonha e necessidade de explicar o puro devaneio!

in: TVS

Sem comentários: