23 de março de 2010

Reforma na Saúde - Estados Unidos da América


Finalmente foi aprovada a reforma da saúde na América. Barack Obama cumpre assim uma medida que poderemos considera-la de Socialista uma vez que acaba com o "atraso" Americano em matéria de direitos e igualdade de todos os seus cidadãos.

Todos os cidadãos americanos terão que ter um seguro de saúde, e caso não tenham possibilidades, o Estado irá suportar esse custo.

Obama referiu que “depois de todos terem dito que não era possível, provámos que somos capazes de fazer grandes coisas e responder a grandes desafios. Respondemos à chamada da história e demonstrámos que o nosso governo funciona a favor de todos os americanos”.

No meu entender, a desigualdade existente na América no que se refere à saúde dos seus cidadãos era gritante. Quem não tivesse seguro não poderia usufruir de cuidados médicos a não ser, urgentes.

Tratamentos, consultas, exames, não eram realizados a pessoas sem seguro o que resultou numa enorme queda da esperança média de vida dos Americanos ao longo dos anos, e a um consequente gasto de milhões e milhões de dólares no sector privado da saúde (como o gráfico indica).

Ainda no mesmo diploma foi aprovada uma medida que impede as seguradoras de rejeitarem a realização de uma apólice a pessoas que padeçam de doenças crónicas.

Acabou o lobby da Saúde/Seguradoras na América.

Uma vitória para as medidas Sociais e Equalitárias!

Sem comentários: