1 de janeiro de 2011

Morreu Arnaldo Mesquita, o advogado defensor dos direitos dos presos políticos


"O advogado e antifascista Arnaldo Mesquita, que dedicou a vida à defesa dos direitos dos presos políticos, morreu hoje aos 80 anos, no Hospital de Santo António, no Porto.

Militante do PCP desde 1949, Arnaldo Mesquita nasceu a 16 de Janeiro, na freguesia de Torno, concelho de Lousada. De Lousada ruma a Guimarães para estudar e mais tarde escolhe a cidade de Coimbra para cursar Direito. Em 1953 instala-se no Porto, para fazer a tropa, o que vem a acontecer em 1955. É precisamente nesse ano que é preso pela primeira vez pela PIDE durante o processo do Julgamento de Ruy Luís Gomes, presidente do Movimento democrático Nacional.

Numa entrevista à PÚBLICA em Março de 2008, Mesquita fala desse momento. “Quando fui preso a primeira vez fiz um comício no comboio. Eles meteram-me no comboio para Lisboa com dois pides. E eu comecei a conversar com as pessoas do lado, Até que, por fim, me levantei e disse: Meu amigos, chamo-me Arnaldo Mesquita, sou um preso político. Estes senhores são da PIDE e levam-me preso para Lisboa. A minha família não sabe. Por favor, avisem-na e avisem a Ordem dos Advogados. Dei a morada e, no dia a seguir, foram avisar”, contou na altura.

É durante o seu segundo presídio, em 1959, onde foi sujeito a “160 horas na tortura do sono”, que escreve o livro “Amanhã Virás”, publicado em 1971. A sua prisão é feita com base em reconhecimento fotográfico por ter sido delegado ao V Congresso do PCP, realizado clandestinamente, em 1957, numa moradia, em São João do Estoril. Nesse congresso votou sozinho contra o que veio a ser o “desvio de direita”.

Do seu currículo de advogado e defensor dos presos políticos constam duas batalhas. Em 1964, conquista a libertação da militante clandestina do PCP; Maria da Piedade Gomes dos Santos, impedindo a primeira tentativa de aplicação de medidas de segurança a uma mulher. Na década de 70 consegue que fosse respeitada a obrigação legal de que os interrogatórios aos detidos fossem assistidos por advogados.

O funeral de Arnaldo Mesquita realiza-se amanhã à tarde para o cemitério de Torno, Lousada".

in: Público

À família enlutada apresentamos os nossos sinceros pêsames.

Sem comentários: