"Uma das figuras mais marcantes da história de Lousada dos últimos é o Prof. José Faria Santalha.
A sua capacidade empreendedora, energia indómita, espírito de liderança, conhecimento das matérias, competência de desempenho e dedicação ao concelho constroem o perfil de um cidadão profundamente identificado com os problemas e expectativas da nossa comunidade.
José Santalha foi um respeitado professor do já extinto Colégio Eça de Queirós e na EB 2,3 de Lousada, onde, igualmente, exerceu, e com reconhecida competência, cargos de responsabilidade no então Conselho Directivo, para além de ter sido formador no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Educativo.
Foi, também, dirigente de várias colectividades, nomeadamente da Secção Juvenil da Associação Desportiva de Lousada, Associação de Cultura Musical e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.
Estamos, pois, perante uma pessoa extremamente activa, generosa e eficiente, atributos que motivaram o convite do Dr. Jorge Magalhães para integrar a lista do executivo camarário, em 1993.
Eleito vereador, não só confirmou plenamente as expectativas como ficou associado aos empreendimentos mais significativos, que modernizaram profundamente o concelho.
Os sectores das Obras Municipais, Urbanismo, Electricidade, Trânsito, Transportes, Armazéns, Oficinas, Comércio e relações com as Juntas de Freguesia conheceram um notável dinamismo, fruto de um trabalho incansável, numa mediação constante e construtiva.
Por caprichos do método de Hondt, a votação obtida pelo Partido Socialista, de que também é presidente da Comissão Política, não foi eleito nas últimas autárquicas.
Todavia, o seu capital de conhecimento, experiência acumulada, espírito combativo e capacidade de gestão de conflitos não podiam ficar excluídos. Lousada não poderia ter a displicência, nem a presunção, nem a arrogância, de prescindir de uma colaboração tão rica e valorativa.
Ao convidá-lo para chefe de gabinete, o Dr. Jorge Magalhães manifestou, mais uma vez, o talento e lucidez para construir uma equipa capaz e conhecedora.
Por isso, quando a Oposição critica a continuação do Prof. José Santalha na Câmara de Lousada está a defender a dispensa de um colaborador enérgico e competente, interessado e responsável, conhecedor e dedicado, virtudes, aliás, nunca colocadas em causa.
Demagogicamente, fala em aumento de encargos, quando, afinal, desperdício seria prescindir de alguém comprovadamente capaz, de quem o concelho muito necessita!"
Eduardo Vilar - in: Verdadeiro Olhar
Sem comentários:
Enviar um comentário